Blog parado por tempo indeterminado
Bin Laden morto, vitória de quem?
Então Osama Bin Laden está morto, diz a inteligência americana. Os EUA dizem ter o corpo. Barack Obama , o presidente americano, acaba de falar em rede nacional com um mal contido sorriso no rosto. As TVs e jornais dos EUA definem o pronunciamento como histórico. O que há para comemorar e quem pode reivindicar esse legado? Pelo pouco que vazou de informação neste momento, Bin Laden foi morto em um ataque no Paquistão _nada inesperado, pois, já que se sabia que o líder de honra da Al Qaeda estava escondido havia anos na inóspita região fronteiriça com o Afeganistão. Nos últimos anos, essa região se tornou o foco da preocupação americana, sobretudo o lado paquistanês _a ação de hoje ocorreu mais no interior do país. A cruzada militar original foi lançada por George W. Bush, presidente de turno quando dos ataques do 11 de Setembro e patrocinador da Guerra ao Terror (seria mais justo dizer que os mentores são Dick Cheney e Donald Rumsfeld). Barack Obama, porém, assumiu a Guerra no AfPak (Afeganistão + Paquistão) como sua prioridade maior, em lugar da controversa operação no Iraque que drenou recursos de George W. Bush.
Desde 11 de Setembro de 2001, quase dez anos atrás, os EUA queriam Bin Laden morto _como um símbolo do terrorismo islâmico muito mais do que como um chefe efetivo da principal rede terrorista atuante no planeta. Agora está feito. E o que a morte de Bin Laden trará de diferente para o planeta? Impossível dizer ainda. Nada representa o terrorismo islâmico anti-EUA melhor que Osama Bin Laden. Vide os gritos e hurras em comemoração à sua morte de populares amontoados diante da Casa Branca nesta noite. Impossível que os americanos deixassem de contar sua morte _tantas vezes um alvo falho, tantas vezes um objetivo fugidio, tantas vezes perdido por pouco_ como um tento. Mais do que a contenção de uma ameaça aos EUA, a morte de Bin Laden cai por essas bandas como um atestado de competência da combalida inteligência americana, tão na berlinda nos últimos ano.
Até agora, algumas informações divulgadas pel ogoverno americano ainda paracem estar muito confusas, e as imagens que o mundo quer ver do Osama morto que os americanos afirmam ter até agora não foi divulgada e muito já se fala em que os próprios americanos deram sumisso no corpo do Osama, embora eles afirmem que ele foi jogado ao mar depois de algums rituias religiosos. Mas então porque tanta comemoração pela morte do Osama? Fato é que os americanos estão não só comemorando uma morte, mas sabereando uma vingança pelo 11 de setembro 2001. E agora com a morte do Osama de quem é a Vitória? Dos americanos? Da justiça como eles dizem? Foi uma vitória do Obama que conseguiu o que Bush não? Ou é uma vitória do bem contra o mau? Longe de oas americanos fazerem o papel de bomzinhos. Se surgirão sucessores do Osama, ninguém ainda sabe _ao longo dos últimos anos, todas as figuras de destaque que emergiram em conexão com a Al Qaeda sucumbiram sob ataques americanos. Mas a rede ainda é ampla e resistente _a medida de sua força hoje, porém, está para ser vista agora. O Movimento Taleban do Paquistão, braço do grupo radical islâmico no país, prometeu nesta segunda-feira vingar a morte do líder da aliada rede terrorista Al Qaeda, Osama bin Laden. O grupo ameaçou atacar alvos americanos e do governo paquistanês. Então de quem é a vitória? Fato é que, não há vitória se a Guerra ainda não acabou
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários
eu não acredito que osama esteja morto
eu acho que isso foi mais uma jogada do governo americano
Tbm não acho que ele esteja morto
Postar um comentário