Blog parado por tempo indeterminado

Na Irlanda ameaça de bomba pouco antes de visita da rainha Elizabeth II


Autoridades da República da Irlanda desarmaram nesta terça-feira, 17, uma bomba horas antes da visita histórica da rainha Elizabeth II ao país. Segundo o Exército irlandês, um dispositivo explosivo improvisado, mas viável, foi encontrado na noite de segunda-feira em um ônibus do lado de fora do Glen Royal Hotel, em Maynooth, no condado de Kildare, uma região pela qual a monarca britânica passaria durante a visita de quatro dias. Todos os cerca de 30 passageiros do ônibus privado foram levados para Dublin em outro veículo. Nesta terça-feira, em um incidente separado, houve um alerta de segurança em Dublin. Um pacote suspeito encontrado perto de uma linha de trem está sendo examinado. As autoridades irlandesas montaram a maior operação de segurança da história do país para receber a rainha, nesta terça-feira, na primeira visita de um chefe de Estado britânico desde que o país obteve sua independência da Grã-Bretanha, há 90 anos. Correspondentes da BBC em Dublin relatam que a viagem lançará luz sobre a história compartilhada - que inclui guerras de independência e disputas políticas - pelos dois países. Mas a viagem terá, principalmente, um tom reconciliatório. No momento mais simbólico da visita, a rainha deverá homenagear os que morreram lutando contra a coroa inglesa pela independência irlandesa.


O governo irlandês elogiou a visita e também destacou seu valor simbólico. Antes de Elizabeth II, a última viagem de um monarca britânico à Irlanda fora feita há um século, por George V, antes da partilha da ilha e da independência do sul, onde hoje fica a república irlandesa. A Irlanda do Norte permanece sendo parte da Grã-Bretanha. A viagem da rainha ocorre em um momento de novas ameaças por parte de republicanos irlandeses que se opõem ao acordo de paz na Irlanda do Norte. Nesta segunda-feira, Londres foi alvo de uma ameaça de bomba. Apesar do incidente, o Escritório britânico de Relações Exteriores informou que a visita da rainha acontecerá como planejado. Durante a visita, Elizabeth 2ª percorrerá alguns dos locais simbólicos do nacionalismo irlandês e do conflito entre os dois países durante séculos. A rainha e seu marido, o duque de Edimburgo, chegaram ao aeroporto militar de Baldonnel, perto de Dublin, onde foram recebidos por comandantes do Exército irlandês. De lá, ambos partiriam para a casa da presidente irlandesa, Mary McAleese, para receber as boas-vindas oficiais. No mesmo local, será realizado o plantio de uma árvore que simboliza o começo de uma "nova era de entendimento", afirmou nesta segunda-feira o primeiro-ministro irlandês, Enda Kenny, ao ressaltar a importância da visita.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |