Blog parado por tempo indeterminado

Cielo é flagrado no antidoping, mas termina apenas 'advertido'

 A CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) anunciou nesta sexta-feira que quatro nadadores do país, entre eles Cesar Cielo, recordista mundial dos 50 m e 100 m livre, foram flagrados no exame antidoping realizado no último Troféu Maria Lenk, em maio, disputado no Rio. Cielo, Nicholas Santos e Henrique Barbosa, que nadam pelo Flamengo, além de Vinícius Waked, do Minas Tênis, tiveram resultado analítico adverso para a substância Furosemida, da classe S5 Diuréticos, após exame verificado no Laboratório INRS (Institut Armand Frappier), no Canadá, credenciado pela Agência Mundial Antidoping. Através de comunicado oficial enviado à imprensa, o campeão olímpico Cielo alegou ter havido "uma contaminação cruzada". E explicou: "Durante a manipulação de um suplemento, excepcionalmente, isso pode ocorrer, mesmo que observadas normas e protocolos de manipulação sob orientação da Vigilância Sanitária". "Sempre fiz uso desse suplemento e nunca um controle feito anteriormente apresentou problema. Pela segurança que tenho na utilização desse suplemento, creio que este resultado tenha sido um fato isolado. Por causa dessa mesma confiança, outros atletas também fizeram uso do suplemento", completou.

Aceitando a justificativa, o "Painel de Controle de Doping" instaurado pela CBDA nesta sexta, composto por Eduardo de Rose, Sandra Soldan, Marcus Bernhoeft e Cláudio Cardone, disse "considerar o histórico dos atletas e o regulamento da Federação Internacional de Natação" para punir o quarteto apenas com uma advertência. Segundo a confederação, os quatro atletas não quiseram fazer a contraprova e "definiram com precisão como o diurético entrou no organismo, restando comprovado que não houve aumento de seus desempenhos, fato que não ocorreu nesta competição". E acrescentou: "O painel, dentro do espírito da legislação da Federação Internacional de Natação, optou por uma advertência aos quatro atletas uma vez que não foi identificada culpa ou negligência por parte dos mesmos no episódio". Mesmo assim, eles terminaram perdendo os resultados, prêmios, certificados e medalhas alcançados no Troféu Maria Lenk. Realmente é um fato isolado, mas acontece. E que bom que o Cielo explicou tudo o que aconteceu. Essa fato isolado, não tira o mérito dele em nada de tudo o que ele fez e vem fazendo pela natação do Brasil.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |