Blog parado por tempo indeterminado

Tv Globo continuará mandando na tabela e no futebol brasileiro


As tabelas dos Campeonatos Brasileiros de 2012 a 2015 serão feitas sem a opinião dos clubes participantes dos torneios. De acordo com o Blog do Juca Kfouri, apenas a CBF e a Globo terão poder de elaborar o calendário da competição, bem como fazer as alterações que julgarem pertinentes. Esta é a primeira vez na qual a emissora de tevê reconhece tal participação em contrato. Nas edições anteriores do Brasileiro, as modificações na tabela a pedido da Globo já aconteciam na prática. “A CBF se compromete a elaborar a tabela do campeonato em cada uma das temporadas, de comum acordo com a cessionária [a TV Globo], buscando viabilizar o pleno exercício dos direitos neste instrumento adquiridos. A tabela deverá ser elaborada de forma a permitir que no mesmo dia e horário sejam realizados, no mínimo, partidas do interesse de São Paulo e Rio de Janeiro, ou seja, com participação de clubes dessas cidades, fora dessas praças, que viabilizem a transmissão dessas partidas para ambas as cidades”, afirma a 4ª cláusula do novo contrato de TV aberta.

A liberdade dada à Globo para fazer mudanças na tabela das próximas edições do Brasileiro está descrita em outro item do contrato. “Uma vez publicada a tabela acordada entre as partes, modificações somente poderão ser feitas com a prévia e expressa anuência da cessionária”, como se verifica no documento. A negociação dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2015 se tornou uma grande polêmica. A discussão sobre o assunto provocou um racha no Clube dos 13, com diversas equipes preferindo negociar por conta própria em vez de permitir ao órgão que fizesse este acerto. Em março, o Clube dos 13 anunciou a RedeTV! como vencedora da licitação para a transmissão das próximas edições do Brasileiro. Na prática, porém, o acordo com a emissora se mostrou complicado, já que todos os times deveriam assinar o contrato. A maioria preferiu negociar os direitos de transmissão individualmente com a TV Globo.
A emissora do Rio de Janeiro já chegou a um acordo com 12 clubes: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Vasco, Bahia, Vitória, Cruzeiro, Coritiba, Grêmio,  e Sport e Goiás. E como sempre eu venho dizendo aqui, a Rede Tv pagou mais praticamente não levou. Os interesses da maioria dos clubes é terem seus jogos transmitidos na Tv Globo que conta com a uma grande aliada, a CBF.  O bom mesmo para todos que gostam de futebol, era se todas as emissoras pudessem comprar os direitos de transmissão do campeonato brasileiros e transmitirem os jogos do campeonato de acordo com a tabela. Mas infelizment a Globo vem lutando com todas as forças, com armas até agora legais e com muito dinheiro para impedir que todos os telespectadores tenham o direito de assisitr o Brasileirão no canal que ele escolher. Finalizando, o monopólio continuará, e a briga toda ainda não acabou.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |