Blog parado por tempo indeterminado

Tiago Leifert defende futebol às 22h: 'o Brasil é o país da novela'


Tiago Leifert costuma evitar as discussões sobre política do futebol em seu Globo Esporte, mas falou sobre o tema em uma palestra. Ele defendeu partidas às 22h durante a semana, argumentou que a Globo atrai mais os clubes por ter conhecimento em transmissões de futebol e definiu qual a missão da TV aberta nesses casos: “TV aberta é a ditadura da maioria”. “A TV aberta é a ditadura da maioria. Sempre você deve na TV aberta buscar a maioria, essa é sua função. A TV a cabo busca o nicho, o específico”, disse ele na última segunda-feira, em palestra feita na Uninove. “Por que o jogo é às 22h? Meus amigos, conformem-se: a novela dá muito mais audiência que o futebol. Eu não estou falando que é pouco, não. É muito mais audiência que o futebol. Logo ela precisa ter uma posição privilegiada porque ela está atendendo a maioria. Esqueça a frase 'o Brasil é o país do futebol'. Não é. O Brasil é o país da novela”, resumiu.

A discussão sobre os horários das partidas é um dos temas que compõem toda a disputa que tomou conta dos direitos de transmissão do Brasileiro a partir de 2012. A Globo recebe críticas por exibir partidas durante a semana às 22h, depois da novela das 21h. As concorrentes tentaram, entre outros argumentos, oferecer jogos mais cedo, o que não deu certo, visto que a maioria dos clubes até agora preferem a Globo. Na batalha pelos direitos, a Globo ajudou a afundar o Clube dos 13 ao negociar individualmente com os interessados. Já assinou com 15 clubes e acertou verbalmente com o São Paulo. “Os clubes podem fazer o que quiserem. E muitos, não todos ainda, optaram pela Globo. E por que a Globo? Gente, é grana, é comercial. Esquece paixão, é dinheiro. A Globo dá mais audiência, tem ‘know how’ de 30 anos fazendo esse negócio (...). O patrocínio vale mais, o patrocinador quer estar na Globo. É o mérito que a Globo tem por ter feito um bom trabalho por 30 anos”, discursou.

Está correto o que o Tiago estpa dizendo mesmo. Só que ele precisa lembrar de uma coisa, que os brasileiros em sua grande maioria não são vagabundos e que precisam trabalhar no outro dia. Quantos e quantos milhões Brasil a fora querem ir a uma partida de futebol e não podem porque precisa acordar cedo para trabalhar no outro dia? O Brasil é o país das novelas mesmo, mas jamais substituirá o prazer de assistir ao futebol para aqueles que são apaixonados pelo esporte, e era em nome dessa grande maioria de trabalhadores apaixonados que as partidas de futebol deveriam ser mais cedo. Mas como o próprio Tiago diz, o que vale mais é o dinheiro, o patrocínio e a mídia, e isso a Tv Globo tem de sobra embora esteja totalmente errada em sempre manter o seu monopólio do futebol prejudicando os telespectadores em todo o país. Agora quanto aos clubes preferirem a Tv Glogo, as outras emissoras não tem nem o que reclamar, pois além do alto dinheiro oferecido, não tem para onde correr, a emissora carioca é disparada a mais assistida no país, e é por isso que os clubes querem suas partidas transmitidas por ela.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |