Blog parado por tempo indeterminado

Grammy extingue mais de 30 categorias

07 abril 2011

Para adequar-se aos novos tempos, o tradicional Grammy Awards resolveu inovar. A partir de 2012, homens e mulheres competirão igualmente e algumas categorias exóticas - como "melhor álbum de americano nativo" ou "melhor álbum de histórias infantis" - foram eliminadas. Com isso, o número de prêmios foi reduzido de 109 para 78, nesta que foi a maior revisão dos 53 anos de história de um dos prêmios mais populares da indústria fonográfica.  A reportagem é do site o Globo. Embora nenhum gênero musical tenha sido excluído da disputa, as mudanças prometem tornar a premiação mais competitiva. "Isso eleva o jogo e preserva a estima da comunidade criativa, o elemento mais importante do prêmio", declarou Neil Portnow, presidente da Recording Academy. A associação resolveu ajustar suas regras e adaptá-las às mudanças na indústria nos últimos anos após uma avaliação na estrutura do prêmio, processo que durou mais de um ano. Categorias como performance rap de dupla ou grupo; algumas das categorias instrumentais em pop, rock e country; além da disputa por álbum gospel tradicional foram extintas. O que não significa que estes estilos ficarão inelegíveis: eles simplesmente competirão em campos maiores.

Portnow garante que as mudanças tornarão o processo mais rigoroso. "Isso é apropriado. Estamos falando de um dos mais prestigiosos e cobiçados prêmios e ele tem que ser mais difícil", explicou. A separação entre homens e mulheres em estilos como pop, R&B e country também foi descartada. Todos concorrerão diretamente em todas categorias. Este já era o caso do rock, que não tinha categorias distintas para vocais femininos e masculinos. "Um grande cantor é um grande cantor, e quem tem um dom em sua voz e é alguém está no topo, passando entrega e emoção, não precisa ser definido por gênero", explicou o CEO. As mudanças parecem tornar ainda mais difícil a vida dos artistas menos conhecidos, que antes concorriam às categorias menores. A atriz, modelo e cantora Tia Carrere não vai mais faturar estatuetas pelo melhor álbum de música havaiana, por exemplo. Mas ela ainda pode concorrer a melhor álbum de música regional, o que compreende mais gêneros.

Entre as mudanças, uma nova exigência: Cada categoria deverá ter ao menos 40 inscritos em vez de 25 e, aquelas que tiverem entre 25 e 39, terão apenas três indicados em vez de quatro ou cinco. Caso uma categoria receba menos de 25 inscrições, será cancelada naquele ano. Se isso acontecer por três anos consecutivos, a categoria será cancelada e o material recebido será realocado em outras categorias. E que bom que está mudando. Não estava sendo correto para uma premiação tão importante como o Grammy premiar artistas que não cantam nada e fazem mais marketing do que música e que fazem parte de uma febre dos adolescentes, enquanto quem canta de verdade e faz músicas boas ficam olhando um monte de lixo sendo premiado só porque está na mídia todo dia. Sinceramente, parabéns pelas mudanças e agora que vença os melhores da música.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |