As autoridades do estado de Borno, na Nigéria, anunciaram neste domingo (2), após dois dias sem combates, que o número de mortos em cinco dias de confrontos entre forças governamentais e integrantes da organização islâmica Boko Haram chega a 700.
O coronel Ben Ahanotu, do Exército nigeriano, disse aos jornalistas que tinham sido recuperados 700 corpos apenas no estado de Borno, e que se prevê que as vítimas fatais podem ser mais de mil já que a violência se estendeu durante a semana por seis estados diferentes.
Este foi o primeiro número de baixas divulgado pelas autoridades nigerianas.
A violência começou no domingo (26), com a prisão de seguidores da BokoHaram. A expressão "Boko Haram" significa "a educação ocidental é pecaminosa", no idioma hausá. Seus membros acreditam que suas esposas nunca devem ser vistas por outros homens, e que seus filhos só devem receber educação religiosa.
As posições radicais do Boko Haram não têm respaldo junto à maior parte da população islâmica da Nigéria, que é o país mais populoso da África.
Depois dos ultimos confrontos no mês passado na China que matou muitas pessoas, novamente nos vemos em mais um clonflito étinico e porque não dizer religioso. Infelizmente essa é a cena do mundo em que vivemos, o ódio e a discriminçao estam cada vez mais presentes em várias partes do mundo.
Autor: WILKE LIMA