Blog parado por tempo indeterminado

Praticar 30 minutos de exercícios físicos por dia melhora o sono

04 dezembro 2011

De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Oregon, nos EUA, além de melhorar a qualidade do sono, a prática de 150 minutos de exercícios semanais (30 minutos diários) ainda diminui o cansaço e a desatenção durante o dia. O estudo, publicado no periódico Mental Health and Physical Activity, analisou 2,6 mil homens e mulheres com idades entre 18 e 85 anos que passaram pelo Levantamento e Exame de Saúde e Nutrição Nacional (NHANES, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, em 2005 e 2006. Os pesquisadores levaram em conta diversos hábitos dessas pessoas, como prática de exercícios, condições de saúde, se eram fumantes e se dormiam bem. Aqueles que praticaram 150 minutos semanais de atividades físicas de intensidade moderada a pesada, que é a quantidade de exercício recomendada por órgãos de saúde americanos, tiveram uma melhora de 65% na qualidade do sono.

As pessoas que seguiram essa rotina também se tornaram 65% menos propensas a sentirem cansaço durante o dia do que as que se exercitaram menos. Além disso, os mais ativos revelaram ter 68% menos cãibras durante o sono e eram 45% mais atentos mesmo quando se sentiam cansados. “Nós usamos as diretrizes nacionais de atividade física estabelecidas para a saúde cardiovascular, mas acabamos descobrindo que elas também têm um efeito positivo em outras áreas da saúde”, diz Brad Cardinal, um dos autores do estudo. Para o pesquisador, os resultados devem incentivar a prática de atividade física como uma alternativa aos remédios para melhorar o sono. “Devemos sempre lembrar que o exercício físico oferece uma série de benefícios para a saúde e ainda ajuda a manter uma pessoa alerta”, afirma. “Nossas descobertas demonstram uma ligação entre atividade física e diminuição da sonolência durante o dia e sugere que a prática regular de exercícios pode influenciar positivamente a produtividade de um indivíduo no trabalho ou nos estudos, por exemplo”, conclui o principal autor do estudo, Paul Loprinzi.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |