Blog parado por tempo indeterminado

Obama dá por acabada guerra no Iraque

14 dezembro 2011

( BBC Brasil) . O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deu por acabada nesta quarta-feira a Guerra do Iraque ao recepcionar alguns dos últimos soldados americanos que serviam no país árabe, que será desocupado até o fim deste ano.Em uma cerimônia na base militar de Fort Bragg, na Carolina do Norte, ele homenageou os soldados que lutaram e os que morreram na guerra. Os últimos militares que ainda permanecem no Iraque retornarão aos EUA nos próximos dias. A retirada das tropas, uma promessa de campanha de Obama, foi criticada por setores republicanos, preocupados com a instabilidade reinante no Iraque. A volta dos soldados, no entanto, é apoiada pela maioria da população. No discurso, Obama deu as boas vindas aos militares. "Como seu comandante em chefe, representando uma grande nação, estou orgulhoso de finalmente dizer essas palavras: bem-vindo ao lar", disse a milhares de tropas em um hangar da base militar. Obama anunciou em outubro a retirada de todas as tropas até o fim de 2011, data que já havia sido acertada pelo ex-presidente George W. Bush em 2008.

Ao lado da esposa Michelle, Obama disse que os soldados americanos deixam o Iraque de "cabeça erguida". Cerca de 1,5 milhão de soldados americanos lutaram no país. Quase 4.500 morreram e 30 mil sofreram algum tipo de ferimento. Segundo Obama, esses números "não contam toda a história do Iraque". "Tudo o que as tropas americanas fizeram no Iraque, toda a luta e toda morte, todo sangue derramado e toda a construção, treinamento e parceria nos conduziram a este momento de sucesso", disse. "A Guerra do Iraque logo pertencerá à história e o trabalho de vocês será lembrado por séculos", disse. As tropas chegaram a somar 170 mil homens durante o ápice da ocupação. Nesta semana, apenas 5.500 permanecem no país. Obama lembrou que a retirada foi uma promessa feita na sua campanha em 2008, quando ele se posicionou como um candidato contrário à guerra.

O conflito, iniciado durante o governo George W. Bush, em 2003, tornou-se muito impopular. Na ocasião, Bush acusou o ex-presidente iraquiano Saddam Hussein de produzir armas de destruição em massa e dar apoio à rede Al Qaeda, o que se mostrou uma mentira depois. Obama afirmou que a ocupação não foi perfeita, mas disse aos soldados que eles deixavam para trás um país "soberano, estável e autoconfiante, com um governo representativo eleito por seu povo".... E como sempre, o EUA tem que sair de vítima ou então vitoriosos. Lamentável ver as palavras do Obama, quando na verdade em uma guerra ninguém sai de cabeça erriga. Inventaram uma guerra para acabar com um inimigo, mas também acabou com a vida de muitos. E o resultado? O terrorismo, produção de armas perigosas e nucleares continuam por aí.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |