Blog parado por tempo indeterminado

Mapa mostra que partes do mundo falta o Facebook conquistar

02 novembro 2011

Um site de design e estatísticas resolveu brincar com a popularidade do Facebook, que tem cerca de 800 milhões de usuários. O FlowingData.com desenvolveu um mapa-múndi para mostrar quais regiões ainda restam para a rede social de Mark Zuckerberg conquistar o mundo. A representação aponta que o Facebook ainda precisa subjugar, por exemplo, internautas na China, Rússia, Coréia do Sul, Japão e Oriente Médio. Para criar o UnFacebook, como foi batizado o projeto, dois estudantes de artes visuais juntaram o mapa de conexões do Facebook a um mapa da NASA. As áreas escuras mostram as localizações geográficas onde a audiência da rede é alta. As luzes amarelas representam os lugares com pouco fôlego da rede social.

Cada área tem uma particularidade que dificulta a invasão. Na China, por exemplo, o site é bloqueado desde 2009, o que permitiu o crescimento de outras redes sociais, como o Qzone, com 505 milhões de usuários ativos em julho de 2011. A concorrência local também é obstáculo na Rússia (domínio do Odnoklassniki.ru e do Vkontakte.ru), Japão (Gree, Mobage-Town, Mixi e Yahoo Mobage) e Coreia do Sul (Nate e a Cyworld).  O cerco à liberdade de expressão na web é o empecilho para o sucesso do Facebook em países do Oriente Médio, isso porque lá nesses países o regime é: "Manda quem pode obedece quem tem juízo". São países onde as pessoas são terminantemente proibidas de se expressarem ou se manifestarem contra algum governo ou leis, de modo que até as redes sociais usadas pela população nesses países, são controladas pelos governos.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |