Blog parado por tempo indeterminado

Maria Bethânia virou a Maria Antonieta da cultura nacional

17 março 2011

Maria Bethânia é uma das maiores cantoras da história da MPB. Já vendeu por volta de 26 milhões de álbuns, segundo o Wikipédia. Bem amparada pela máquina arrecadatória do ECAD, deve faturar uma pacoteira de direitos autorais todo ano. E merecidamente, já que muitos de seus sucessos são clássicos do cancioneiro nacional. Maria Antonieta era a rainha da França, mulher de Luís XVI. Ficou célebre pela falta de sensibilidade e conhecimento em relação às dificuldades de seu povo, resumida na frase “O povo não tem pão? Que coma brioches!” Quando apareceu nesta quarta (16) a notícia de que Maria Bethânia recebeu autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 1,3 milhão para montar um blog com vídeos seus (365 vídeos, um por dia, dirigidos por Andrucha Waddington), a revolta se espalhou pela internet como fogo na papelaria. A infromação é do "Bate Estação". A ofensa vem dos dois lados do balcão: tanto do governo que cede dinheiro de arrecadação de impostos para mais um projeto inflado de mega-artista, como da artista que se sente à vontade para pedir.

Incrível como este pequeno fato encapsula alguns dos principais problemas da cultura brasileira hoje: a relação privilegiada de alguns artistas com os canais oficiais de poder e dinheiro; a falta de conexão com a realidade de uma elite cultural; o superfaturamento de projetos envolvendo grandes nomes; a ideia de cultura como algo ligado apenas ao tradicional e ao estabelecido; a auto-importância a que se dão os medalhões nacionais… Sem falar na ministra da cultura Ana de Hollanda, que mais uma vez tem sua gestão relacionada a um fato de péssima repercussão entre público e artistas em geral. Os franceses conseguiram derrubarar a corte através da Revolução Francesa e Maria Antonieta perdeu a cabeça na guilhotina. Hoje em dia, somos bem mais civilizados, temos a internet (aquele “coiso” a quem o Caetano declarou guerra): a solução é usá-la com toda força para denunciar abusos como esse.

Agora pense no tamanho da revolta que nós brasileiros temos que ter nestes momentos de sacanagem, safadeza, e praticamente roubo. Roubo? sim, isso mesmo. R$ 1,3 Milhões para esse blog e tanta gente passando fome no país, sem ter onde morar, e principalmente, sem ter uma educação escolar digna.  Isso para mim é roubar dos pobres para dar aos ricos e , infelizmente é assim a merda desse Brasil com que tantos de nós nos orgulhamos.  Tanto dinheito para um blog, sendo que tem tantos de graça na internet. Mas muitos podem pensar.  Ha, mas o dinheiro é para ser investido na cultura. Se é assim, porque não fazer o investimento nos tantos talentos que temos Brasil a fora? Para que eles não tenham que ir a programas de calouros para ser humilhados muittas vezes. È gente, a coisas que nunca muda nessa vida, e o Brasil é uma delas. Desde de quando os portugueses chegaram, aqui é assim, todo mundo mete a mão e faz o que quer. E o que mais da raiva que quem deveria ter autoridade não manda em nada neste país. A começar pelo cargo de presidente, que praticamente só serve mesmo para sanssionar leis, porque quem faz as leis e toma conta do dinheiro, são todos corruptos.  E não podemos esquecer de dar os parabéns a Maraia Bethânia, pois ela agora acaba de entrar para o bolo que faz a massa do Brasil corrupção, ponta pé bundão, butos sacos de mal cheiro do Acre ao Rio de Janeiro.  Agora deixando o clima tenso de lado. Vale a pena se divertir com o lado resenha da história com esse vídeo incrível que está no Youtube.


 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |