Barracões da Cidade do Samba, no centro do Rio de Janeiro, são atingidos por um incêndio na manhã desta segunda-feira (7). Uma grande coluna de fumaça pode ser vista a partir do local. Não há informações de feridos. O Corpo de Bombeiros já deslocou carros e homens na tentativa de conter o fogo. Cerca de 10 carros do quartel central dos bombeiros foram deslocados para o local. Devido à grande proporção do incêndio, carros de outras unidades também foram direcionados. Cada um dos carros conta com oito bombeiros. Pelo menos barracões de quatro escolas de samba foram atingidos, segundo informações da GloboNews, entres eles o da Portela, União da Ilha e Grande Rio. Em entrevista ao "Bom Dia Brasil", o presidente da União da Ilha, Ney Fliardes, afirmou que a escola estava com 98% do carnaval pronto, sendo que fantasias e carros estavam guardados no local.
"É uma tristeza muito grande. Perdemos muita coisa", disse à Reuters um funcionário da União da Ilha que dormia no barracão e fugiu às pressas do local. "A situação é de catástrofe total. Nosso carnaval virou cinza. Ele estava 90% pronto", afirmou Avelino Ribeiro, funcionário da Grande Rio, à agência de notícias. Representantes da LIESA (Liga Independente das Escolas de Samba) já estão se deslocando até o local, segundo informações da assessoria de imprensa do grupo, para avaliar a proporção dos prejuízos para as escolas.
O incêndio ocorre a um mês do Carnaval, marcado para o início de março. A Cidade do Samba está localizada na rua Rivadávia Correa nº 60, na Gamboa, Zona Portuária do Rio de Janeiro e foi inaugurada em 4 de fevereiro de 2006, na administração do prefeito César Maia, como parte de um projeto de recuperação e revitalização da região. Um dos objetivos também era evitar os constantes incêndios que afetavam os barracões avulsos das escolas de samba e prejudicavam as agremiações antes do Carnaval. Situada numa área de 92 mil m2 – equivalente a dez campos oficiais de futebol – a Cidade abriga 14 barracões (cada um com um prédio de três pavimentos), um prédio administrativo, uma praça central equipada com duas lonas, quatro lanchonetes e um estacionamento. No último sábado (5), o barracão de uma escola de samba do Grupo de Acesso do Carnaval do Rio também pegou fogo.Trabalhadores estavam no barracão quando o fogo começou, mas ninguém se feriu. Ou seja, o alerta avia siso dado, é preciso tomar muito cuidado, para parececia que ninguém acreditava.
Blog parado por tempo indeterminado