Blog parado por tempo indeterminado

Preso na China, Liu Xiaobo ganha Prêmio Nobel da Paz

08 outubro 2010

O ativista chinês Liu Xiaobo ganhou o Prêmio Nobel da Paz de 2010. Professor e defensor da democracia na China, Xiaobo está preso desde dezembro de 2008. Ele foi condenado a 11 anos de prisão por ter publicado um manifesto em defesa da liberdade de expressão e de eleições multipartidárias no país. Ele vai receber um prêmio de U$ 1,5 milhão (cerca de R$ 2,7 milhões). Xiaobo é o mais famoso dissidente político chinês. Ele foi considerado um problema pelo governo do país desde 1989, quando se juntou aos protestos estudantis na Praça da Paz Celestial. Ele tem sido um dos críticos mais combativos do Estado de partido único da China, e seus comentários públicos têm frequentemente irritado o governo, que insiste que a China é um país com o Estado de direito e que respeita os direitos humanos fundamentais. Xiaobo tem 54 anos e foi preso por 11 anos no Natal de 2009 por fazer campanha para as liberdades políticas. Sua condenação foi rejeitada internacionalmente por grupos de direitos humanos, Washington e muitos governos europeus. O governo da China condenou fortemente a concessão do Prêmio Nobel da Paz para o dissidente Liu Xiaobo, que está preso, qualificando-a de "uma obscenidade" que vai contra os objetivos da premiação. A decisão vai prejudicar as relações sino-norueguesas, diz um comunicado do porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu, colocado em seu website, www.mfa.gov.cn. "Esta é uma obscenidade contra o prêmio da paz", disse Ma. (Fonte G1).
E é claro que nó devemos respeitar as culturas e filosofias de outros países, mas é mesmo uma pena que a China seja um país onde não se pode ter liberdade de expressão. E mais triste ainda é ver países Europeus apoiando decições absurdas de países ditatorias como a China e Outros da Àsia, pois quando é o Irã e outros do oriente aí a comunidade européia mete o pau. Se Liu Xiaobo defende a democracia na China, que acho um coisa quase impossível de acontecer, e se ele defende a liberdade e um regime que seja melhor para a população, e teve a coragem de enfrentar o maldoso regime chinês, então o Prêmio Nobel da paz está em boas mãos.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |