Blog parado por tempo indeterminado

Chega ao fim o Resgate dos 33 Mineiros no Chile.

13 outubro 2010

Após 22 horas e 30 minutos de descidas e subidas da cápsula "Fênix", o topógrafo Luis Urzúa foi último trabalhador a deixar a mina de San José, após 69 dias de isolamento a cerca de 700 metros de profundidade. No momento do acidente, Urzúa era o chefe de turno, e manteve um papel de liderança dentro da galeria. Ele foi o autor dos planos de organização do refúgio, levou o grupo para uma região menos úmida e organizou o sistema de racionamento de alimento nos primeiros dias. O resgate de Urzúa -- que ficou por último por ser o líder do grupo -- encerra com sucesso dois meses de operações organizadas pelo governo do Chile para salvar a vida dos 33 mineiros. Foi um resgate emocionante e que parou o mundo. Fica agora esta história real a ser contada, história essa que se mistura agora a mais 33 histórias, histórias de vida e esperança.


 Em uma operação de resgate com ingredientes de espetáculo - transmissão ao vivo, torcida organizada e muita euforia -, os 33 mineiros soterrados começaram a ser retirados da mina no início da madrugada desta quarta-feira (13). Os operários, já alçados à categoria de celebridades e heróis no país (fizeram até curso de oratória para dar entrevistas), foram removidos da mina em uma operação que envolveu técnicas sofisticadas de engenharia nunca antes testadas, já que está é a primeira operação do gênero que se tem notícia.

O sucesso do primeiro resgatado, Florencio Avalos, deixou a imprensa mundial "boquiaberta", segundo o locutor oficial que transmitia o resgate ao vivo pela TV oficial chilena, que informou que mais de 1 bilhão de pessoas acompanhavam a transmissão em todo o planeta. Mas a euforia que explodiu na mina San José logo após a saída do primeiro mineiro foi resultado de uma longa noite de preparativos no local e que continua neste momento.  Só faltam 2 agora . Até agora este resgate está  trazendo momentos emocionantes e de espectativa para os outros que ainda serão resgatados. Conforme for acontecendo o resgate e a chegada de mais mineiros, atualizaremos as informações e as fotos ao longo do dia.

A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no sábado, quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estão. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los. Os trabalhadores são içados dentro da cápsula Fênix II, que tem 53 cm de diâmetro. Durante todo o percurso de subida, eles têm suas condições de saúde monitoradas, usam tubos de oxigênio e se comunicam com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes.






































































 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |