Blog parado por tempo indeterminado

Sacrifício de cães de rua gera polêmica no México

21 agosto 2011

O governo de uma cidade no norte do México está causando polêmica depois de oferecer uma isenção de impostos de US$ 17 (cerca de R$ 27) por cada cachorro de rua entregue para ser sacrificado. As autoridades da cidade de San Luis Río Colorado, no Estado de Sonora, afirmam que o sacrifício dos cães é a melhor forma de evitar doenças. A cidade, que fica perto da fronteira com os Estados Unidos, tem uma população de 70 mil cães de rua, quase um para cada dois habitantes. Em poucas horas, o tema se transformou em um dos mais comentados nas redes sociais no México. Organizações defensoras dos direitos dos animais, artistas e intelectuais exigiram o fim do que chamaram de "matança de cães". Outros pediram uma reforma nas leis mexicanas, que aplicam apenas multas para os acusados de torturar animais. O prefeito da cidade, Manuel Baldenebro, afirma que toda a polêmica é uma manobra política de seus adversários.

"Sinceramente, não sou um matador de cães. Sou muito criticado por uma situação política, não existe matança. Me criticam porque estou sacrificando cães em minha estratégia que visa evitar doenças e epidemias", disse o prefeito à BBC, fonte dessas informações. O prefeito reconhece que, em dois anos de governo, mais de 17 mil cachorros de rua foram sacrificados, a maioria deles pelas brigadas municipais. Até o momento, apenas 450 foram entregues em troca da isenção de impostos. As organizações de proteção dos direitos dos animais afirmam que o caso de San Luis Río Colorado é um reflexo da falta de políticas públicas para evitar os maus tratos a animais. Segundo Antemio Maya, fundador da organização Proteção ao Cachorro de Rua, dos 32 Estados do México, oito não têm leis para evitar o problema e o resto apenas prevê multas para os acusados de maus tratos a animais.

"A maioria tem uma lei muito básica, mas, pelo menos, tem alguma coisa", disse Maya à BBC. De acordo com organizações de defesa existem mais de 16 milhões de cães no México e, entre estes, cerca de 10 milhões são de rua. e lógico que está errado isso mesmo. Esse método usado pelo governo mexicano, além de ser uma falta de criatividade e interesse imenso em resolver o problema, é totalmente uma ato sem amor nenhum. Já pensou se todos or problemas fosse resolvido assim, matando? Ou seja, existe uma solução, mas parece que este governo mexicano prefere não procurar.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |