Blog parado por tempo indeterminado

IBOPE revela pesquisa sobre assuntos polêmicos

10 janeiro 2014

Uma pesquisa do IBOPE Inteligência/CNT (Confederação Nacional dos Transportes) revela que mais da metade dos brasileiros (65%) são a favor de que padres possam se casar e constituir família. O mesmo estudo aponta uma divisão de opiniões quando o assunto é mulheres assumindo o papel de padres: 48% são contra, enquanto 46% é a favor. Por outro lado, 74% é contra a ideia de que padres homossexuais sejam aceitos pela Igreja Católica e 64% são contra pessoas que não fizeram seminário celebrarem missas.
O estudo também revela que para 60% dos brasileiros, atualmente, o maior problema da Igreja Católica são os casos casos de pedofilia, seguidos pela corrupção (16%) e o distanciamento da realidade dos fieis (8%).
Aborto, anticoncepcionais e homossexualidade
Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução
Questionados se uma pessoa que faz aborto fere os preceitos de sua religião, independente de qual seja, 69% dos entrevistados dizem que sim, enquanto para 27% a resposta é negativa. Quanto ao uso de métodos contraceptivos, como camisinha e pílula anticoncepcional, o resultado é o inverso: 73% não considera a utilização desses métodos ofensivos à religião, assim como para 61% o sexo antes do casamento não fere os preceitos de uma religião. Os resultados tornam a se dividir entre os entrevistados quando o assunto é homossexualidade: 45% diz que ser homossexual fere os dogmas de uma religião, enquanto 49% discorda.

Homofobia e educação sexual
A pesquisa também perguntou se um líder religioso deve ser acusado pelo crime de homofobia se pregar contra homossexuais. A maioria (60%) declara que sim. Além disso, 55% dos entrevistados acham que o tema homossexualidade deve ser incluído no currículo das aulas de educação sexual.
Casamento
Imagem ilustrativa | Foto: Reprodução
Oito em cada dez brasileiros, o que representa 80% dos entrevistados, são a favor do casamento religioso para quem já é divorciado; 76% são favoráveis à ideia de que instituições religiosas celebrem matrimônios entre casais que já tiveram relações sexuais; 62% apoiam a celebração de casamento religioso entre casais que não praticam a religião na qual vão se casar. No entanto, 61% ainda são contra a possibilidade das instituições religiosas realizarem casamento entre pessoas do mesmo sexo.


Papa Francisco
Após a escolha do novo papa, 37% dos brasileiros aumentaram a confiança na Igreja Católica, enquanto apenas 4% dizem que diminuiu. Porém, para 59%, a confiança permaneceu a mesma.Dos 2002 entrevistados pelo IBOPE entre os dias 5 e 9 de dezembro de 2013, em 141 municípios, 61% são católicos, 24% evangélicos e 4% de outras religiões. Mais da metade (59%) declara ser praticante. Os sem religião somam 10%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |