Blog parado por tempo indeterminado

Homens com alto nível de testosterona têm imunidade mais fraca, afirma estudo

25 dezembro 2013

Os homens com níveis relativamente altos de testosterona se beneficiam menos da vacina contra a gripe que homens e mulheres com níveis mais baixos do hormônio, segundo um estudo publicado pela revista "Proceedings" da National Academy of Sciences. O estudo descobriu que as mulheres, em geral, têm uma resposta mais robusta que os homens quanto à produção de anticorpos. Mas a resposta média nos homens com níveis relativamente baixos de testosterona foi mais ou menos equivalente à das mulheres. Os cientistas souberam por muito tempo que, por razões que não são totalmente claras, os homens são mais suscetíveis que as mulheres às infecções por bactérias, vírus, fungos e parasitas. Também é conhecido que o sistema imunitório dos homens não responde com a mesma força que o das mulheres às vacinas contra a gripe, a febre amarela, as caxumbas, a hepatite e outras muitas doenças. Na média as mulheres têm níveis mais altos no sangue das proteínas de sinalização que as células de imunidade intercambiam para iniciar a inflamação, um componente-chave na ativação da resposta do corpo para combater as infecções. 

 O novo estudo não encontrou uma vinculação entre os níveis das proteínas pró-inflamatórias e a resposta à vacina da gripe. A testosterona também não parece aplacar, diretamente, a resposta de imunidade, mas interage com um grupo de genes de modo que atenua essa resposta. "Este é o primeiro estudo que mostra uma correlação explícita entre os níveis de testosterona, a expressão de genes e a capacidade de resposta nos humanos", escreveu o autor principal do estudo Mark Davis, do Instituto para Imunidade, Transplante e Infecção na Universidade Stanford (Califórnia). A análise de amostras de 53 mulheres e 34 homens mostrou que, na média, as mulheres tinham respostas de anticorpo significativamente mais fortes à vacina da gripe. As mulheres também mostraram níveis em média mais altos de proteínas pró-inflamatórias que assinalam a resposta de imunidade. 

 A análise mostrou, além disso, uma atividade elevada nos homens de um conjunto particular de genes que tendem a ativar-se e desativar-se ao mesmo tempo e isto estava associado com uma resposta debilitada dos anticorpos à vacina. Davis e seus colegas examinaram então os níveis de testosterona nos homens participantes do estudo e descobriram que nos indivíduos com alto nível de testosterona havia níveis elevados de ativação dos genes no Módulo 52 correlacionada com uma reduzida produção de anticorpos após a vacinação. Nos homens com baixo nível de testosterona, da mesma forma que nas mulheres, os níveis de ativação dos genes no Módulo 52 não mostraram uma relação significativa com o volume de anticorpos produzido como resultado da vacina contra a gripe. ( Com informações do Portal Terra.)

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |