Blog parado por tempo indeterminado

Jovem que sempre fica conectado é mais ansioso e infeliz, afirma pesquisa

16 dezembro 2013

Um estudo da Universidade de Kent, nos Estados Unidos, avaliou que o uso frequente de celulares por jovens pode deixá-los mais ansiosos e infelizes, além de diminuir o desempenho escolar. Foi analisado o comportamento de 500 estudantes do centro de ensino e os cientistas Jacob Barkley, Aryn Karpinski e Andrew Lepp descobriram que os indicadores de felicidade e satisfação variavam de acordo com a regularidade com que os jovens ficavam conectados. 

Os pesquisadores acreditam que uma das razões que levam a esse tipo de resultado é que a pessoa fica estressada quando precisam se desconectar ou até pela necessidade de estar em constante comunicação com os amigos. Barkley, Karpinski e Lepp também tiveram acesso aos boletins dos jovens analisados e verificaram que o uso frequente de aparelho eletrônicos levava a falta de concentração, o que diminui o rendimento acadêmico. “Esses resultados sugerem que os estudantes devem ser encorajados a monitorar o quanto usam seu celular e a refletir sobre isso de maneira crítica, para que isso não seja prejudicial ao seu desempenho acadêmico, à sua saúde física e mental e ao seu bem-estar ou felicidade”, afirmam os estudiosos, que vão de encontro com outras pesquisas que mostram que jovens que se conectam mais, melhoram a interação social. 

Ou seja, mais uma vez falo aqui o que é uma máxima, por mais que em muitos casos a internet aproxima as pessoas, nada substitui o olhar, o cara a cara, a conversa olho no olho. A necessidade de se manter conectado realmente pode desencadear vários problemas, e isso pode ser resolvido através de atividades que deixem de lado o uso da tecnologia por algumas horas. 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |