Blog parado por tempo indeterminado

Rock In Rio ainda é um festival de Rock?

14 setembro 2013

Sem mais delongas, sem enrolação, a resposta é um enorme NÃO. Rock in Rio é um festival de música cultural, originário do Brasil idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina e realizado pela primeira vez em 1985, sendo, desde sua criação, reconhecidamente, o maior festival musical do mundo. Foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, de onde vem o nome, tornou-se um evento de repercussão mundial e, em 2004, teve a sua primeira edição fora do país em Lisboa, Portugal. Ao longo da sua história, o Rock in Rio teve 12 edições, quatro no Brasil, cinco em Portugal e três na Espanha. 

Em 2008, foi realizado pela primeira vez em dois locais diferentes, Lisboa e Madrid. Até aí tudo bem, a história é contada e recontada e nós sabemos. Fato é que se antigamente o evento priorizava as maiores bandas de rock que se apresentavam no até hoje gigantesco Palco Mundo.  Rock, sim ele mesmo, em sua maioria das vezes muito bom, e em algumas vezes uma merda cheia de gritarias e barulheiras era o que comandava este festival. Mas os anos se passaram, e muita coisa mudou, ou melhor quase tudo mudou. Rock In Rio deixou a muito tempo de ser um evento de rock e passou a ser um dos maiores festivais de música  do mundo e é ridículo ver os que se dizem rockeiros criticar a todo momento o festival por colocar no palco artistas como Ivete Sangalo que nada tem haver com o rock.



Nas redes sociais é visivelmente fácil ler a essas críticas. Pois bem, é necessário entender que o Festival virou uma marca, e que se fossem colocar só bandas de rock talvez hoje ele não teria a dimensão que tem, afinal, são poucas as bandas de rock hoje que são realmente boas, tanto aqui no Brasil, onde quase já não existem mais, ou fora dele, e pro Rock In Rio talvez não seria tão lucrativo assim. Artistas como a Beyoncé, David Guetta, Justim Timberlake, a própria Ivete Sangalo e vários outros artistas do gênero pop levam uma multidão diferenciada que não querem só bater cabeça, e querem algo a mais. Portanto, é preciso deixar de levar o nome ao pé da letra e entender que o Rock In Rio é um festival de música e que atualmente reúne vários artistas de vários gêneros musicais e pessoas de todos os estilos, não era assim no início, mas hoje é uma realidade, e viva a diversidade, pois que quer se divertir, vai saber curtir cada momento do Rock In Rio. 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |