Blog parado por tempo indeterminado

Microsoft anuncia compra de unidade de celulares da Nokia

03 setembro 2013

- A Microsoft anunciou nesta terça-feira que vai comprar a unidade de celulares da Nokia por 5,4 bilhões de euros ( 7,2 bilhões de dólares). A empresa finlandesa disse que seu presidente-executivo, Stephen Elop, vai se juntar à Microsoft quando a transação for fechada. A finlandesa Nokia vem lutando para enfrentar o desafio de fabricantes de smartphones da Apple e da Samsung. Analistas dizem que a aposta audaz de Elop em 2011 de adotar o software Windows Phone da Microsoft ainda deve render frutos. O acordo, que se espera que seja fechado no primeiro trimestre de 2014, estará sujeito ao visto dos acionistas da Nokia e de aprovações regulatórias. A empresa finlandesa vai se concentrar em seus negócios fazendo equipamentos de rede, serviços baseados em localização e outras tecnologias avançadas.

 A Nokia se associou em 2011 à Microsoft e usa seu software Windows em seus celulares. "É um grande passo em direção ao futuro, uma situação onde somente há ganhos para os acionistas e os consumidores de ambas companhias". disse o CEO da Microsoft, Steve Balmer, em um comunicado. "A combinação destas grandes equipes juntas acelerará a participação e os ganhos da Microsoft nos celulares, e fortalecerá as oportunidades globais da Microsoft e de nossos sócios atráves de toda nossa família de dispositivos e serviços", acrescentou. A Nokia disse em um comunicado que espera que Elop, junto com os executivos Jo Harlow, Juha Putkiranta, Timo Toikkanen e Chris Weber, sejam transferidos para a Microsoft quando for firmado o acordo. A empresa não anunciou quais as funções que irão desempenhar na Microsoft. 

O presidente do diretório da Nokia, Risto Siilasmaa, ficará encarregado da funções de CEO enquanto a empresa finlandesa busca um novo presidente executivo. Elop, um canadense contratado pela Nokia em 2010 proveniente da Microsoft, tem sido um dos favoritos para o ocupar o cargo de chefe da Microsoft quando Ballmer se aposentar. As empresas dizem que, quando o negócio for fechado no início de 2014, cerca de 32 mil funcionários da Nokia vão se transferir para a Microsoft.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |