Blog parado por tempo indeterminado

Campanhas de prevenção levam 200 mil a parar de fumar nos EUA

11 setembro 2013

( AFP)- As campanhas antitabaco são eficientes, demonstra um estudo americano publicado na segunda-feira, segundo o qual mais de 200.000 fumantes conseguiram abandonar o vício graças a uma campanha nacional das autoridades sanitárias em 2012. Cerca de 1,6 milhão de fumantes tentaram deixar o vício do cigarro, mais de 200.000 conseguiram abandoná-lo e mais de 100 mil viraram não fumantes permanentes após ver os anúncios publicitários "Conselhos de ex-fumantes", uma campanha da agência federal do Centro para o Controle e a Prevenção de Doenças (CDC), informou a organização em um comunicado.

 A campanha, celebrada entre 19 de março e 10 de junho de 2012, foi a primeira paga pelo governo para convencer o maior número possível de pessoas de parar de fumar, a principal causa de morte evitável. O estudo, publicado na revista médica The Lancet, mostra que 80% dos fumantes e 75% dos não fumantes viram a campanha. As ligações telefônicas a números especiais para pedir aconselhamento dobraram durante a campanha e as visitas a sites na internet, dedicados ao tema quintuplicaram em comparação com o mesmo período do ano passado, destacou o estudo. 

 A campanha, que custou 54 milhões de dólares, "é uma resposta importante aos 8 milhões de dólares que a indústria do tabaco gasta todo ano para tornar atraente o consumo de cigarros", destacou o comunicado. Quase um em cinco adultos nos Estados Unidos fuma. Mais de 1.200 pessoas morrem por dia e 440.000 ao ao por efeitos do tabaco. O custo das doenças relacionadas ao tabaco é equivalente a 96 bilhões de dólares ao ano em cuidados com a saúde e US$ 97 bilhões em perdas de produtividade, segundo o CDC. As autoridades americanas lançaram uma segunda campanha na primavera de 2013 no hemisfério norte. .. è sem dúvida um ótimo exemplo para os outros países. Como mostra o plano de ação americano, fica óbvio que é necessário investir pesado em campanhas contra o fumo. Mas a questão é: Daria certo no Brasil por exemplo? Só saberíamos se tentássemos.  

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |