Blog parado por tempo indeterminado

Plano britânico para prender Assange é acidentalmente revelado

25 agosto 2012
As fotos das anotações de um plano da polícia britânica para prender Julian Assange se o fundador do site WikiLeaks decidisse sair da embaixada do Equador em Londres, onde se encontra refugiado, foram publicadas pela imprensa britânica neste sábado. Um policial que protege a embaixada foi fotografado com um documento manuscrito no qual se pode ler "restringido" e "decisão - justificativa de apoio". O documento assinala que o fundador do WikiLeaks deverá ser detido "sob qualquer circunstância" caso dê um passo para fora da embaixada, que está localizada junto ao luxuoso centro comercial Harrods, no elegante distrito de Knightsbridge. 

Além disso, este documento indica que se o australiano de 41 anos tentar sair de uma embaixada num veículo, sob imunidade diplomática ou em um malote diplomático, deverá ser detido. "São anotações de um oficial feitas durante uma reunião", explicou um porta-voz da Scotland Yard. "Nosso objetivo é prender Julian Assange por não cumprimento de sua fiança. Sob nenhuma circunstância se procederá a uma prisão que viole a imunidade diplomática", acrescentou o porta-voz. Assange, depois de esgotar todas suas opções legais no Reino Unido para evitar uma extradição para a Suécia, onde é procurado para responder por acusações de delitos sexuais, entrou na embaixada equatoriana em Londres em 19 de junho e pediu asilo. 



O Equador concedeu este asilo político em 16 de agosto. O Reino Unido diz estar legalmente obrigado a extraditar Assange para a Suécia se ele sair da embaixada do Equador. O documento também adverte sobre "possíveis distrações", o que sugere que a polícia teme que seus partidários tentem criar uma distração para facilitar a fuga de Assange. Os chanceleres e representantes da OEA aprovaram na noite de sexta-feira uma resolução de "solidariedade e apoio" ao Equador em seu conflito diplomático com o Reino Unido pelo asilo concedido a Assange. Estados Unidos e Canadá, que se opunham a uma abordagem do caso pela OEA por considerarem que este é um assunto bilateral, não aderiram ao parágrafo que manifesta solidariedade ao Equador. ( G1). Agora para Assange não há outra alternativa a não ser viver sob perseguição, já que é o principal responsável por revelar mediante seu site, os podres principalmente do manda chuva mundial, o EUA.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |