Blog parado por tempo indeterminado

Hotmail: Microsoft abandona marca após 16 anos


A Microsoft anunciou na última terça-feira que abandonaria a marca de um dos serviços de e-mail pioneiros na internet: o Hotmail. Ele foi substituído pelo Outlook e visualmente reformulado, em uma tentativa de reverter as perdas no mercado ocasionadas principalmente pelo crescimento do Gmail, do Google. O Hotmail nasceu em 4 de julho de 1996, criado por uma startup fundada por Sabeer Bhatia e Jack Smith no Vale do Silício. Foi um dos primeiros serviços a oferecer e-mail gratuito baseado na web. Aos 16 anos, o Hotmail se despede com 36% do mercado e o posto de maior serviço de e-mails do mundo, com 324 milhões de usuários, segundo o comScore. Porém, tem perdido usuários rapidamente desde o lançamento do Gmail, que alcançou 31% do mercado em junho. O Yahoo! Mail se mantém praticamente estável com 32% dos usuários.

Nascido "HoTMaiL", para enfatizar em seu nome que usava HTML na interface do usuário na web, o serviço se tornou popular muito rapidamente, gerando o interesse de uma gigante da tecnologia, a Microsoft. O serviço de e-mails foi comprado pela empresa de Redmond no final de 1997, em um negócio estimado em US$ 400 milhões. Essa não é a primeira vez que a Microsoft abandona o nome Hotmail para o seu serviço de e-mail. Em 2005, a companhia pretendia eliminar a marca em etapas, quando começou a integrar diversos serviços sob o guarda-chuva do Windows Live, como por exemplo, e-mail e a ferramenta de mensagens instantâneas. Os desenvolvedores, porém, pediram o retorno do nome antigo.

O Hotmail não era atualizado desde então. "Muita coisa mudou nos últimos oito anos e acreditamos que seja a hora de um e-mail de cara nova", afirmou Chris Jones, o vice-presidente da divisão Windows Live da Microsoft, em um post no blog da empresa. Desta vez, porém, parece que a mudança é para sempre. No esforço para reconquistar o crescimento, o nome Outlook, uma marca conhecida pela maior parte dos trabalhadores de escritório que utilizam o e-mail do Microsoft Office, é tão importante quanto melhorar a experiência do usuário. E vamos torcer para que seja, bem, mas bem melhor que o Hotmail, que dos ultimos tempo para cá, tem pertubado os usuários com atualizações de dados constantemente, e as vezes sem necessidade.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |