Blog parado por tempo indeterminado

Cientistas derrubam mito do 'mau-humor de segunda-feira'

21 agosto 2012

Apesar do conhecido ódio às segundas-feiras, uma nova pesquisa diz que terças, quartas e quintas podem ser igualmente entediantes para o público. Pesquisadores americanos que fizeram uma enquete com 340 mil pessoas descobriram que o humor delas não é pior na segunda-feira do que em qualquer outro dia da semana, exceto nas sextas-feiras. A pesquisa revelou entrevistados mais felizes no dia que antecede o fim de semana, o que fortalece a ideia de que a sexta-feira traz "um sentimento especial". Os autores da pesquisa disseram à publicação Journal of Positive Psychology que a ideia de horríveis segundas-feiras deve ser descartada.

"Os mitos culturais podem estar enfatizando demais os padrões de humor de um único dia da semana", afirmou o líder do estudo, Arthur Stone, o professor da Universidade Stony Brook, em Nova York, nos Estados Unidos. A equipe de Stone também diz ter descreditado as afirmações de que a segunda-feira da última semana de janeiro, conhecida como "segunda-feira triste" no Hemisfério Norte, é o dia mais deprimente do ano inteiro. As pessoas dizem se divertirem mais e terem menos preocupações nas sextas-feiras, nos sábados e nos domingos, em comparação com os outros dias da semana. E é este contraste entre o humor do domingo e o de segunda-feira que faz com que o primeiro dia útil da semana ganhe o título injusto, explica Stone. Os pesquisadores analisaram dados de uma enquete do instituto Gallup feita por entrevistas telefônicas. ( BBC Brasil). Então tudo explicado agora? Fato é, que muitas vezes só de lembrar-mos no domingo que temos de trabalhar no outro dia, já nos leva a uma mudança de humor muitas vezes.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |