Blog parado por tempo indeterminado

Por que o Facebook ainda não tem um botão para "não curtir"?

30 outubro 2011

 Em sua última conferência oficial, o Facebook anunciou mudanças para o site, no qual outros desenvolvedores poderiam contribuir com sugestões. Ao invés de se limitar ao "curtir" ("like", em inglês) de uma página ou post, a empresa revelou que seria possível implementar qualquer nova função relacionada ao botão "like". Isso significa poder "assistir" a filmes, "cozinhar" receitas ou "caminhar" por uma trilha e compartilhar essas e outras opções com os demais. Porém, o Facebook resolveu não se manifestar mais sobre o assunto, e decidiu não abrir a criação de funções personalizadas por desenvolvedores. De acordo com o site Mashable, o silêncio da companhia se resume a dinheiro. Por se tratar de uma ferramenta não só de entretenimento, mas de marketing também, o site se tornou um dos mais visíveis do mundo. Muitas marcas aderiram à página para criar fan pages, onde clientes, parceiros e outros usuários podem registrar sua opinião.

Mas, ao mesmo tempo que empresas iriam incentivar os membros do site a visitarem sua página, também poderiam sugerir o "dislike" para companhias concorrentes. Até aí, não há nenhuma política do Facebook que proiba essa prática, mas não seria nada favorável para outras empresas, que hoje são a maior parte de financiamento da rede social. Se por um lado estão as empresas, por outro estão os usuários. Alguns deles podem não se sentir confortáveis diante de uma atualização e, assim, criar um ambiente hostil no site. A maior preocupação seria a de cyber-bullying entre os internautas. Em contrapartida, o "não curtir" é uma das atualizações mais esperadas pelos membros da rede social, havendo até uma página em prol da criação do botão, ironicamente, com mais de 3 milhões de likes. Ou seja, se o botão "não curtir" não existe hoje, é porque poderia ser prejudicial as empresas e a alguns usuários. Lógico que dentre nossos amigos no Facebook existe sempre aquela frase que você não gostou, ou um comentário, ou uma notícia, em fim, caberia sim o botão "não curtir", mas também tornaria o Face também e um campo de batalha para os usuários ao ver que muitos não curtiram algo que ele publicou fazendo com que até o usuário fique desanimado com o Facebook podendo abandoná-lo. Mas as opiniões são várias em relação ao tema. Por isso, o que você acha? Gostaria do botão "não curtir" no Facebook ou não?

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |