Blog parado por tempo indeterminado

Número de mortes por terremoto na Turquia já passa de 264

24 outubro 2011

O forte terremoto de magnitude 7,3 que atingiu o leste da Turquia, neste domingo (23), já matou 264 pessoas, informou o ministro do Interior, Idris Naim Sahin, após receber um novo balanço da tragédia. Cerca de 1.300 pessoas ficaram feridas. Segundo o ministro, o número de vítimas ainda não é definitivo e pode aumentar, pois muito permanecem soterrados. Ele disse ainda que todas as localidades atingidas já foram alcançadas por equipes de resgate, e que o país está usando todos os meios necessários para as operações. A maior parte das mortes ocorreu na província de Van, nas cidades de Van e de Ercis. O primeiro-ministro da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, pediu aos cidadãos que "não entrem em prédios danificados", devido ao perigo de réplicas, como o de magnitude 5,6 registrado dez horas após o tremor principal. Segundo o governo, as equipes de resgate seguem à procura de vítimas e sobreviventes e o trabalho não será interrompido.O acesso às montanhosas regiões afetadas é difícil e dificulta os trabalhos de resgate e a circulação de informações, segundo o governo. Erdogan afirmou que o governo irá disponibilizar barracas de campanha para abrigar as famílias que perderam tudo e não têm como se proteger do forte frio que atinge várias regiões.


O professor Mustafa Erdik, diretor do Centro Kandilli, estimou que cerca de 4 mil edifícios sofreram danos em todo o país, dos quais 600 estão condenados, e que cerca de 50 construções foram completamente destruídas. O abalo pode ter matado entre 500 e mil pessoas, informou mais cedo o Observatório Kandilli, da Universidade do Bósforo, de Istambul, que monitora atividades sísmicas no país. O abalo ocorreu próximo a Tabanli, 19 km a nordeste da cidade de Van, capital da província de mesmo nome, perto da fronteira com o Irã. Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o tremor teve magnitude 7,3 e localizou-se a uma profundidade de 95,4 km, às 13h41 locais (8h41 de Brasília).As autoridades locais afirmaram que a magnitude foi de 6,6, segundo a TV privada NTV. A reportagem é do G1.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |