Blog parado por tempo indeterminado

População mundial alcança 7 bilhões de pessoas

31 outubro 2011

A população mundial chega à marca de 7 bilhões de pessoas nesta segunda-feira (31). E a estimativa é que esse número ultrapasse 9 bilhões em 2050, de acordo com o UNFPA (Fundo de População das Nações da ORganização das Nações Unidas). De acordo com o relatório "Pessoas e possibilidades em um mundo de 7 bilhões", divulgado na última quarta-feira (26), os principais fatores que contribuem para o rápido crescimento populacional são a alta taxa de natalidade em alguns países e a maior longevidade da população em outros. Para se ter uma ideia, na Grã-Bretanha, mais do que dobrou entre 1985 e 2010 o número de pessoas com mais de 85 anos, alcançando 1,4 milhão. Por outro lado, o percentual daqueles com menos de 16 anos recuou de 21% para 19%. Já na Zâmbia, a grande questão para o Governo é o altíssimo número de nascimentos. Com uma população de 13 milhões de pessoas, as estimativas são de que esse número triplique até 2050 e chegue a 100 milhões até o fim do século, fazendo com que o país tenha uma das populações que mais crescem no planeta.

"É preciso mais planejamento e investimento nas pessoas para lidar com a crescente população mundial e suas consequências - a necessidade por mais alimentos, água e energia e a maior produção de lixo e poluição", recomenda o relatório. Ainda segundo o documento, conforme publicado no Instituto Akatu, a resposta da geração atual ao crescente aumento da população é que vai determinar se a humanidade tem um futuro sustentável e próspero, ou se encontrará mais desigualdades, declínio ambiental e retrocessos econômicos. Para mim certo é que o declínio ambiental deve continuar, afinal somos 7 bilhões de pessoas e a maioria cuida mal do planeta. Quanto aos outros fatores se vão melhorar ou piorar, aí depende do que os governos mundiais e nós estamos fazendo agora.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |