Blog parado por tempo indeterminado

Ela disse tudo!



"Não , morena, não. Negra. Afro-descendente. É assim que me autointitulo. É a cor da minha pele, embora miscigenada, flui em mim um sangue de raízes de um tráfico negreiro oriundo dos porões da história da colonização brasileira. O mesmo sangue de quem vive em um país de discriminação camuflada e de diferenças sociais avassaladoras. Dúvida ? Olhe ao redor.

Faculdades públicas preenchidas com a maioria rica e privilegiada, o restante da classe média se desdobra para pagar um mensalidade na faculdade particular cujo ensino não é o de melhor qualidade. Não é toa que faculdade privada por que o ensino é uma mer...

Agora o governo inventou uma muleta chamada política de ação afirmativa. Ou seja , se você é uma pessoa excluída socialmente, fala com Lula que ele te dá uma bolsa. O governo é tão bonzinho, tem bolsa- família, bolsa -escola, inclusão digital, Prouni etc. Tudo em prol da melhor qualidade de vida e igualdade de direitos do povo brasileiro, caro companheiro. Enquanto isso, o ensino continua com evasão escolar, a saúde precária e a violência ameaçadora.

Morena, não. NEGRA. Negra para o censo e para a muleta do Lula. Porque para eles, eu sou uma pessoa socialmente incapacitada de estudar em uma federal de prestígio por mérito e tenho que recorrer a cotas raciais. Porque para a UNB eu tenho que comprovar que sou negra através de uma foto. Pode ser que serei selecionada pela foto e pode ser que estarei apta a concorrer a vaga no quesito cotas públicas. É um tráfico negreiro digital. Esse sim, esse nãol esse sim esse não. Talvez o que tiver o sorriso mais branco seja escolhido.

Agora será que o Lula resolve o meu problema? Sou negra e moralmente capaz da ação dos meus atos até aonde Constituição vigente me permite. Me recuso a aderir a política afirmativa por que sou capaz de estudar em um ensino de qualidade excelente, mas pelo fato de ser afrodescente a sociedade se recusar a me dar espaço de crescimento. Talvez porque eu faça parte da minoria e a maioria privilegiada se sinta incomodada. Não há muitos médicos, advogados e engenheiros negros. A maioria sufoca a possibilidade de existência em uma possível inversão de valores desta pirâmide. Enquanto isso , negro continuará sendo visto como pagodeiro, cantor de hip-hop ou mão-de-obra de sem qualificação.

Então enquanto a sociedade camuflada não me censura por falar mal do que considero errado . Quero dizer que não quero fazer parte de um número de negros de cota racial. Quero ser tratada com respeito pelo meu cárater e não por ser uma vítima do sistema precário educacional. Sei que a igualdade de oportunidades e de direitos não acontecerá de um dia para o outro ou talvez nunca aconteça, mas cabe mudarmos a nossa visão de mundo enquanto cidadãos."

- Sei que feio pegar algo de alguém e principalmente plublicar. Mas trouxe esse texto por razão dele dizer muitas coisa, que a sociedade pensar em falar mais a coragem nunca aparece. É um texto bem criativo e crítivo. Eu adorei e sei que vc também vão gosta.
Aqui ela conseguiu expressar tudo que o atual governo tentou cria para "satisfazer" as vontade da população e cobri algums erros, que não quer assumir.
Bem, ele é de uma carica chamada Marie. Que cria maravilhosos textos em seu blog pessoal. Esse por outro lado é do blog: só entre blogueiras.


 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |