Blog parado por tempo indeterminado

10 coisas que não mudaram na década e outras que marcaram.

25 dezembro 2010
Chega ao fim a primeira década do século 21. Durante dez anos, acontecimentos que modificaram o mundo e já outros nem tanto como veremos abaixo na reportegem da UOL. Antes de começa-la só quero dizer que foram muitos fatos marcantes durante essa primeira década so século 21. Teve o sequestro da filha do apresentador e empresário Sívio Santos. A queda do avião de hebert Viana do grupo de rock Paralamas do sucesso e o seu retorno aos palcos. O Traficante Fernandinho Beira-Mar sendo capturado na colômbia. O apagão que deixou o Brasil as escuras. A volta do Rock In Rio. E falando em Rio, é rescente mas já marcou a década a guerra contra o Tráfico na cidade e a ocupação histórica do complexo do Alemão. Òbvio que não daria para para mencionar os fatos mais marcantes da década, porém dizem que uma imagem vale mais que mil palavras. Então está ela acima, marcando o que talvez tenhas sido de verdade, algums dos fatos mais marcantes não só dessa década, mas para sempre na história mundial.
  • Reforma política e tributária

    Reforma política e tributária

    Se houve um tema recorrente na política nacional nos últimos dez anos foi "reforma". Havia a expectativa nos dois governos do presidente Lula de que as reformas política e tributária saíssem do papel. No entanto, as divergências sobre como seriam essas reformas política e tributária inviabilizaram possíveis grandes mudanças. Os grandes impasses serão levados para 2011.

  • PMDB no poder

    PMDB no poder

    O PMDB esteve em postos importantes na última década, à frente da Câmara dos Deputados e do Senado, sempre conseguindo eleger as maiores bancadas do Congresso. No início da segunda década do milênio não será diferente. Além de ocupar a vice-presidência da República, com Michel Temer, o partido conseguiu eleger uma das maiores bancadas da Casa até 2014.

  • Metas de educação

    Metas de educação

    O PNE (Plano Nacional de Educação) estabeleceu 295 objetivos para nortear o planejamento da educação no Brasil, entre 2001 e 2010. Mas, às vésperas de chegar ao fim, muito deixou de ser cumprido. Dos 26 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, 16 não têm plano estadual de educação, o que, segundo especialistas, pode dificultar investimentos para a solução de problemas estruturais.

  • Procura-se Bin Laden

    Procura-se Bin Laden

    O saudita Osama Bin Laden, líder do grupo terrorista da Al Qaeda, envolvido nos ataques de 11 de setembro de 2001 às Torres Gêmeas, é o principal símbolo da "guerra contra o terror". Mas, todos os esforços para capturar o Bin Laden, foram em vão até agora. A recompensa em troca de informações que levem a sua captura é de US$ 50 milhões.

  • Controle da inflação

    Controle da inflação

    O cumprimento das metas de inflação era um dos objetivos principais da política econômica dos dois governos do presidente Lula. A última década foi marcada pela fixação de rígidas metas de inflação, os aumentos nos fluxos de capitais para os países emer­gentes e os saldos significativos na balança comercial. O Brasil passou os últimos dez anos sem grandes surtos inflacionários.

  • Impasse para deter o aquecimento global

    Impasse para deter o aquecimento global

    Quando o assunto é meio ambiente, os líderes mundiais tem um lema: "faço a minha parte se você fizer a sua". A década começou com os EUA se recusando a ratificar o Protocolo de Kyoto, o tratado internacional para limitar a emissão de gases que agravam o efeito estufa. Algumas conferências depois, o planeta viu avanços modestos no combate ao aquecimento global

  • Ocupação do Afeganistão

    Ocupação do Afeganistão

    A invasão dos EUA ao Afeganistão foi uma resposta dos americanos aos ataques de 11 de setembro de 2001 e marca o início da "guerra contra o terror" do presidente americano George W. Bush. Ao assumir a presidência, Barack Obama propôs o início de retirada das tropas em um prazo de 18 meses. A retirada será progressiva e está marcada para 2011 e deve durar até 2014.

  • Haiti de crise em crise

    Haiti de crise em crise

    A história do Haiti nos últimos dez anos é uma sucessão de crises. Não bastassem as crises políticas, desde suspeitas de fraudes nas eleições e levantes militares que levaram à deposição do presidente Aristides, em 2004, o país ainda foi alvo de um terremoto de proporções catastróficas, em 2010. Em plena reconstrução, o país foi novamente surpreendido, dessa vez por uma epidemia de cólera.

  • Isolamento da Coreia do Norte

    Isolamento da Coreia do Norte

    Teste de mísseis, investimento no programa nuclear, troca de tiros com a Coreia do Sul, sanções pelo não cumprimento de acordos com os EUA, entre outros fatos, foram isolando cada vez mais a Coreia do Norte do resto do mundo. Apesar de tentativas de acordos de paz, o não encerramento de seu programa nuclear dificultou o diálogo com os sul-coreanos e demais países.

  • 10º
    Fax sobrevive a inovações tecnológicas

    Fax sobrevive a inovações tecnológicas

    Nos últimos dez anos, talvez nenhuma outra área tenha apresentado tantas mudanças como a tecnologia. Mesmo assim, algumas coisas permaneceram. Qual foi a última vez que você pediu um "sinal de fax"? O fax conseguiu sobreviver aos avanços tecnológicos da comunicação e aos novos gadgets. O aparelho continua fundamental para algumas pessoas e serviços como planos de saúde, por exemplo.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |