Blog parado por tempo indeterminado

EUA queriam que Brasil espionasse Chávez, revela WikiLeaks

05 janeiro 2011

Os Estados Unidos chegou a pedir ao governo brasileiro que ajudesse a espionar o presidente da Venezuela, Hugo Chávez. A informação consta de telegrama enviado pelo embaixador norte-americano no Brasil e obtido pelo site WikiLeaks. Um telegrama secreto publicado no site revela que o embaixador americano propôs ao governo brasileiro "compartilhar inteligência" sobre o presidente Chávez. A proposta foi feita durante uma reunião em 14 de março de 2005 entre John Danilovich e o ex-ministro das relações exteriores Celso Amorim. O embaixador abre a conversa dizendo que o governo americano se preocupa com a retórica e as ações de Chávez e o considera como uma “ameaça à região”. E prossegue: “Ele pediu que o ministro do exterior Amorim considere institucionalizar uma parceria política mais intensa entre o governo brasileiro e o americano em relação a Chávez, e assinar um acordo de compartilhamento de inteligência”.

Segundo o telegrama, Amorim foi direto ao rejeitar a aliança contra o venezuelano: “Não vemos Chávez como uma ameaça”, teria dito, antes de defender a "maneira democrática” como o venezuelano fora eleito e o seu apoio popular. “Nós temos que trabalhar com ele e não queremos fazer nada que estrague nossa relação”. O chanceler teria explicado que a relação entre os dois países é “sensível” e que o Brasil não podia fazer nada que pudesse minar sua “credibilidade” perante Chávez, já que buscava “influenciá-lo em uma posição mais positiva”. Apesar de rejeitar a proposta americana, Amorim teria dito que o governo gostaria de aumentar o diálogo sobre Chávez com os EUA. No telegrama, Danilovich afirma que Amorim não “comprou” a ideia de que Chávez é uma ameaça à região e deve ser tratado como tal. Ou seja, não é por menos que o Chávez odeia o governo americano, que ele próprio encara simplismente como ele é encarado pelo EUA, uma ameaça.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |