Blog parado por tempo indeterminado

Casa Branca X WikiLeaks: duelo nas redes sociais

09 janeiro 2011
 O WikiLeaks acredita que os Estados Unidos estejam usando as redes sociais para contra-atacar o site que se dedica a divulgar informações sigilosas da Casa Branca. O alvo seria seu fundador, Julian Assange. Uma ordem judicial emitida em dezembro exige que o Twitter repasse informações detalhadas dele e de alguns colaboradores. A informação foi divulgada na sexta-feira pela revista Salon, que teve acesso ao documento. Agora, o WikiLeaks acredita que o Facebook e o Google (responsável pelo Orkut) também tenham sido intimados mas, ao contrário do Twitter, não notificaram seus usuários. "O Departamento de Estado pediu as mensagens privadas, os contatos, os endereços IP e os dados pessoais da conta de Julian Assange e de pelo menos outras três pessoas associadas ao WikiLeaks", informou o site. A intimação requer informações do dia 1º de novembro de 2009 até os dias atuais, informou um membro do Parlamento da Islândia que também teve a quebra de sigilo requerida. Ao receber o documento, o Twitter entrou com um recurso pedindo autorização para avisar os usuários afetados. Na quarta-feira, a permissão foi concedida e o WikiLeaks, que tem dez dias para recorrer, ficou sabendo dos planos do governo americano.
Neste sábado, o site divulgou um comunicado no qual afirma que tudo isso faz parte de uma investigação secreta de Washington por espionagem. "Se o governo iraniano tentasse mediante coerção obter informação sobre jornalistas e ativistas estrangeiros, os grupos de direitos humanos ao redor do mundo se pronunciariam a respeito", afirmou a nota. O documento da Casa Branca confirma que há "uma investigação criminal em curso" mas não dá detalhes, defendendo apenas que os dados pedidos sobre Assange e pessoas próximas a ele são "relevantes". Como a abrangência do caso parece grande e o WikiLeaks só foi informado pelo Twitter, o site acredita que outras redes sociais também estejam sendo obrigadas a revelar informações sigilosas de seus usuários. Também neste sábado, a organização pediu no Twitter que Facebook e Google revelem "qualquer intimação recebida" da Justiça americana - nenhum dos dois se manifestou a respeito. O microblog também não comentou o caso e disse apenas que sua política é a de notificar os seus usuários, sempre que possível, de pedidos de informação do governo.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |