Blog parado por tempo indeterminado

NSA é capaz de vigiar 'quase tudo' que alguém faz na web

01 agosto 2013

Um programa ultrassecreto da Agência Nacional de Segurança dos EUA (NSA) permite que analistas vasculhem, sem autorização prévia, bases de dados contendo e-mails, chats online e históricos de milhões de pessoas, segundo dados colhidos por Edward Snowden, o ex-técnico da CIA responsável pelo vazamento de informações que trouxe à tona os programas secretos de vigilância do governo Obama. A informação foi revelada nesta quarta-feira pelo jornal britânico The Guardian, embasada em documentos entregues pelo próprio Snowden. Segundo os documentos da NSA, o programa, chamado XKeyscore, é o sistema de maior alcance de inteligência na internet. Uma apresentação do programa afirma que ele cobre “praticamente tudo que um usuário típico faz na internet”, incluindo conteúdo de e-mails, sites visitados e buscas. Os analistas também podem usar o XKeyscore e outros sistemas da NSA para obter a atividade em andamento dos usuários. 

Eles só precisam completar um simples formulário na tela com uma justificativa para a busca. O pedido não é revisado por uma corte ou qualquer funcionário da NSA antes do processamento. Além disso, os analistas podem localizar os internautas através de buscas pelo nome, número de telefone, endereço de IP, palavras-chave ou até o tipo de navegador usado. Por meio de um buscador, o analista da NSA recebe na tela de seu computador quais endereços ele deseja vasculhar. O mesmo tipo de sistema se aplica às redes sociais. A inserção do nome de usuário de determinada pessoa no Facebook permite ao analista acompanhar as conversas privadas entre internautas no chat. O uso de outra relação de códigos também desvenda todo o histórico de navegação de uma pessoa em seu computador pessoal. Em um comunicado enviado ao Guardian, a NSA diz que as suas atividades "estão focadas e voltadas contra - e somente contra - alvos legítimos de inteligência estrangeira em resposta às demandas de informação que os nossos líderes precisam para proteger a nação e seus interesses". 

A agência alega que o XKeyscore é usado "como parte do sistema legal de coleta de dados estrangeiros" e que todo analista é "monitorado para se ter a certeza de que ele está cumprindo a lei". A NSA completa a nota dizendo que as alegações de que a agência vasculha dados sem permissão "não são verdadeiras". Também nesta quarta-feira, o diretor de Inteligência Nacional dos Estados Unidos revelou três documentos que autorizaram a coleta em massa de dados telefônicos, um dos programas de vigilância revelados por Snowden. O Gabinete do Diretor de Inteligência Nacional disse, em comunicado, que a revelação foi feita com o "interesse de uma maior transparência". 

Os documentos divulgados incluem os relatórios de 2009 e 2011 sobre o "Programa de Coleta em Massa" da Agência Nacional de Segurança (NSA), nos termos da Lei Patriótica dos EUA. Além disso, foi divulgada uma ordem de abril de 2013 do Tribunal de Vigilância de Inteligência Externa, que descreve como os dados deveriam ser armazenados e acessados. ( Com informações da Veja). Então fica assim né? Eles continuam espionando todo o mundo a hora que querem, mas pelo visto só não conseguem conter os ator terrorista no país, esses pelo visto, o programa de espionagem não funciona. Mas tudo bem, não se poderia esperar menos de uma país que vive atormentado e com medo de terrorista. 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |