Blog parado por tempo indeterminado

Em Vitória da Conquista, HGVC continua na UTI, mesmo com nova administração


O antigo cenário de guerra e colapso no funcionamento do HGVC (Hospital de Base) parece ter ressurgido. Os corredores da unidade de saúde voltaram a ser ocupados por pacientes nas macas, funcionários estão insatisfeitos e nem mesmo a tomografia está funcionando. Na última visita do Secretário de Saúde do Estado, Jorge Sola, ao hospital, houve a retirada repentina dos pacientes dos corredores. A alegação foi de que um convênio com hospitais da rede privada aumentou o número de leitos oferecidos pelo SUS na cidade, desta forma o HGVC ficaria desafogado. E agora, porque os corredores estão lotados? Já é sabido que a pronta resposta será a chegada de pacientes da macro região, que tem uma população de mais de 1.8 milhões de habitantes. Mas, o inexplicável é o esvaziamento quando das visitas do Secretário e do Governador ao Hospital de Base e a volta da lotação dias depois. 

Do outro lado, médicos reclamam do valor recebido para trabalharem no SUS, porém alguns deles, normalmente os que se recusam a realizar alguns procedimentos ou retardam, estão ali como pessoas jurídicas e são abonados com valor muito superior ao dos seus colegas contratados ou concursados. A beira da morte e subjugados ficam os pacientes que passam horas aguardando um atendimento, dias para ir a UTI e, muitas vezes, meses esperando uma cirurgia de alta complexidade. Desde a inauguração do Hospital de Base a população de Vitória da Conquista e região convive com o discurso de que em breve haverá uma solução para o problema. Solução que nunca chegou e parece está distante. ( Blitzconquista)..  E quero deixar bem claro aqui que não faço e nem pretendo fazer parte de algum partido político, mas não custa nada lembrar a cara lavada dos políticos desta cidade, principalmente o senhor prefeito Guilherme Menezes e seus puxa-sacos que só aparecem em época de eleições para dizer que a saúde em Conquista vai muito bem. Não quero negar que algumas coisas melhorou muito, porém as principais continua do mesmo jeito, como por exemplo a questão do HGVC que está de mal a pior e muitas vezes podre, com mal cheiro terrível. 

Além do mais, claro, médicos muitas vezes atendem os paciente quando querem, e somem dentro do hospital que é quase que impossível achá-los, além de muitos fazerem um péssimo atendimento não importando muito com os pacientes. Enquanto eles reclamam de salários que modeste a parte não é pouco, os paciente sofrem pelos corredores. Aí depois vem para as ruas protestar quando o governo quer trazer médicos estrangeiros, pois muitos aqui estão mais precupados com os seus salários do que com os pacientes. Há muito tempo a saúde na cidade vai de mal a pior, e não é só no HGVC, mas também pelos postos de saúde dos bairros onde tem que ir de madrugada para pegar uma senha para ser atendido. Mas pelo visto, a propaganda do governo sobre a saúde tem surtido efeito, afinal o PT já está a tantos anos na cidade não só porque fez um bom trabalho em várias áreas, mas também por propagandas que ainda enganam muitos eleitores. 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |