Blog parado por tempo indeterminado

Globo nega dívida com a Receita Federal, mas a dúvida segue. Pagou ou não pagou?


De certo, sabe-se que houve uma manobra para fugir dos impostos devidos na compra dos direitos de transmissão da Copa de 2002. E a Globo piscou. Admitiu que foi obrigada a pagar 615 milhões de reais à Receita Federal depois de ter sido pilhada numa trapaça fiscal. A admissão veio numa nota oficial de extraordinário poder desmoralizante para a Globo. Mas o caso não terminou aí. A mesma fonte da Receita que vazou a informação voltou à carga com uma nova acusação explosiva: ao contrário do que a Globo disse, o acerto com o fisco não teria sido feito. A dívida, portanto, perduraria. O caso sensacional nasceu, como seria previsível, de um blog, e não de nenhum veículo da ‘mídia independente’. Segundo documentos publicados pelo blog O Cafezinho, do jornalista Miguel do Rosário, a Globo tratou a compra dos direitos de transmissão da Copa de 2002 como se fosse um investimento no exterior. Para completar, se utilizou, na fraude, de um paraíso fiscal, as Ilhas Virgens. Um caso tão importante foi tratado em regime de sigilo na justiça.

Mas também deve ser elogiado o trabalho do repórter Ricardo Feltrin, do UOL, que a partir das informações do blog fez o que a mídia deveria fazer caso estivesse realmente interessada no bem do Brasil: foi atrás do caso. Feltrin procurou a Globo com a força do UOL. Recebeu inicialmente uma resposta-fantasia, “um eufemismo”, segundo ele. Não havia mais nenhuma pendência. Ele retornou. Disse que queria confirmar se a Globo pagara de fato uma multa de mais de 200 milhões de reais pelo que foi classificado como uma operação irregular. A Globo então admitiu que sim. Tudo Isso não pode ficar assim, naturalmente. A complexa (e amplamente conhecida) relação da Globo com os impostos tem que ser submetida ao desinfetante da transparência. É o interesse público que está em jogo.

Mas aí a Globo já se pronunciou por meio de uma nota oficial em que desmente a dívida  e que as cobranças relativas aos direitos de transmissão da Copa de 2002 já foram pagas.A virtude da nota oficial da Globo é de reconhecer que os documentos abaixo,  dizem respeito a uma tentativa de fraude fiscal, mas segundo a Receita, são verdadeiros. Mas no entanto a Receita Federal ainda não se pronunciou oficialmente. Enquanto isso a dúvida perdura no ar. A Globo pagou ou não os impostos? Fato é que, que certeza mesmo temos é de que a emissora é sim protegida quando está errada ou sob suspeita, tanto por parte de alguns órgãos como por parte principalmente de vários meios de comunicações, como sites, revistas, rádios e blogs. 


 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |