Blog parado por tempo indeterminado

Venezuelanos escolhem Nicolás Maduro como sucessor de Chávez



Os venezuelanos atenderam o último pedido de Hugo Chávez em vida e elegeram Nicolás Maduro neste domingo como seu sucessor para liderar o país sul-americano até 2019. A vitória de Maduro sobre Henrique Capriles, no entanto, foi apertada. Apenas 1,59% foi a diferença que renovou a força chavista na Venezuela.  O até então presidente interino recebeu 50,66% dos votos e o candidato da oposição ficou com 49,07%. As informações foram divulgadas pela chefe do conselho eleitoral, Tibisay Lucena, que aconselhou os cidadãos venezuelanos a permanecerem em casa e respeitar a decisão. Quando disputou a última eleição com Chávez em outubro do ano passado, Capriles perdeu por uma diferença de 10 pontos percentuais.

Com o resultado do pleito, um dos principais desafios do presidente eleito será governar um país completamente dividido entre dois estilos diferentes. Além disso, Nicolás Maduro enfrentará a missão de se afirmar como personalidade distinta de Chávez, que estava no poder da Venezuela há 14 anos. A inflação é um dos percalços que o novo presidente também deverá superar, já que o índice inflacionário do país é o maior da América Latina. Chávez declarou antes de morrer que desejava que Maduro, seu vice na época, assumisse o governo caso ele não tivesse possibilidade. E como ele mandava praticamente em todo o país, os seus eleitores fiéis assim fizeram, para que o chavismo continue sendo controlado pelo seu partido e modo de governar, agora com o Nicolás Maduro, que terá uma grande desafio pela frente.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |