Blog parado por tempo indeterminado

A crise dos domingos na TV Brasileira



Até outro dia, Gugu Liberato amargava o terceiro lugar em audiência nas tardes de domingo na Record. O pífio desempenho do “Programa do Gugu”, diante do tremendo investimento na atração (a começar pelo salário do apresentador), colocou em alerta (vermelho) a direção da emissora e foi motivo de pressão para que os produtores trabalhassem por melhores índices.Eis que surge Marquinhos, o anão do programa “Balanço Geral”. Da parceria com o apresentador Geraldo Luís ao protagonismo no quadro “Sonhar Mais Um Sonho” foi um pulo. Para o “Programa do Gugu”, um salto significativo em audiência e a chance de respirar aliviado, após uma crise que durava meses. Marquinhos e a mulher Juliana tiveram suas mazelas exibidas, ganharam um “casamento dos sonhos” e uma casa para começar uma nova vida. Era a cereja que faltava no bolo para que começasse uma avalanche de críticas (algumas disfarçadas – como a do “Pânico na TV”, na Band, que na verdade quis pegar carona e se beneficiar um pouco também, pois está precisando). 

Mas o Marquinhos e sua mulher que era novidade hoje na atração, amanhã já não é mais e aí? È preciso mais. Gugu estreou na Record em agosto de 2009, às 20h (horário ingrato) e passou para a faixa das 15h (que também não julgo a mais adequada). Sempre achei que o programa deveria abrir a programação dominical da emissora, por volta das 12h. Mas, ao que parece, ficaram com receio, na época, de fazer frente ao “Domingo Legal” (que Gugu comandava no SBT) e de colocar Ana Hickman (com seu finado “Tudo é Possível”) para enfrentar Eliana – que era titular da atração e migrou para o canal de Silvio Santos. E falando nele, até demorou para Programa do Gugo copiá-lo. Recentemente foi incorporado ao programa o tal do Desafio dos Artistas, que é a mesma coisinha do antigo "qual é a Música do Silvio Santos. 




Mas será que é apenas o programa do Gugo que é ruin nos domingos da tv brasileira? Lógico que não. A emissora líder de audiência absoluta no país, a Tv Globo também tem o seu pior  no domingo. O programa do Faustão anos atras  já foi muito bom, mas agora, é insuprotável, e só sabe quase todo domingo levar ao palco uma super atriz ou ator para bajulá-los e contar histórias. Atrações musicais quase não existem mais, muito menos algo que prenda a atenção dos telespectadores. Não é o Faustão que é ruim, apesar de ser prosa, nem o Gugu, apesar de ser sem graça. e sim o formato dos programas, que precisam se reinventar urgente. E seguindo pelo domingo, ainda tem o Pânico na Band, que ficou totalmente apelativo, porém ainda é algo para se divertir.  

Há alguns anos,a tv brasileira vive uma crise ao domingos, o que tem aumentado o número de tvs por assinatura que acaba sendo uma outra alternativa. Não dá para falar aqui da tragédia que é os domingos na tv, ainda tem a corajosa porém sem ânimo da Eliana, e o excelente comunicador Celso Portiolli, que comanda o Domingo Legal, nem tão legal asim, do Fantástico ás vezes sem assunto, o Domingo Espetacular e seus exageros no noticiário etc.   E quando o assunto é o domingo na tv brasileira, o melhor que se pode ver é ele, o grande Silvio Santos, que já por anos consegue manter o formato dos seus programas que parecem não cansar nunca os telespectadores, e mesmo fazendo algumas mudanças ás vezes malucas no SBT, continua sendo o melhor do domingo de uma tv brasileira que mais do que nunca, precisa urgentemente de uma renovação em sua programação e não ter medo de arriscar algo novo. 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |