Blog parado por tempo indeterminado

Sete em cada dez ex-presidiários voltam ao crime no Brasil

06 setembro 2011
Nesta segunda-feira (5), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Cezar Peluso, disse que, no Brasil, sete em cada dez presos que deixam o sistema penitenciário voltam ao crime. Esta é uma das maiores taxas de reincidência do mundo. De acordo com Peluso, atualmente cerca de 500 mil pessoas cumprem pena privativa de liberdade no país. O ministro fez esta declaração durante a assinatura da renovação de parceria entre o CNJ e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), dentro do programa "Começar de Novo", que prevê a criação de vagas para detentos e ex-detentos no mercado de trabalho e em cursos profissionalizantes. Segundo o CNJ, as pessoas atendidas pelo programa exercem atividades nas próprias unidades prisionais, em empresas privadas, órgãos públicos e entidades da sociedade civil. O "Programa Minha Casa Minha Vida", do governo federal, deverá empregar, em setembro, 300 presos do Maranhão. "O programa "Começar de Novo" visa à sensibilização de órgãos públicos e entidades da sociedade civil para que forneçam postos de trabalho e cursos de capacitação profissional aos presos e egressos do sistema carcerário. O objetivo do programa é promover a cidadania e, consequentemente, diminuir a criminalidade", disse Peluso. As informações são da Agência Beasil.

O juiz auxiliar da presidência do CNJ e coordenador do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Setor Carcerário, Luciano Losekann, disse que nem todos os presos estão aptos ao trabalho. Ele informou que menos de 14% dos 500 mil presos existentes no Brasil trabalham, e 8% estudam. Losekann afirmou que o desafio a ser enfrentado é qualificar esta população e quebrar o ciclo de criminalidade gerado ao longo do tempo. "Por não ter qualificação e estudo suficiente, a primeira barreira para o preso é justamente conseguir um tipo de qualificação que seja compatível com seu grau de instrução. Então é necessário treiná-lo, capacitá-lo e educá-lo durante o período de prisão, para tentar fazer com que esse sujeito chegue em um estágio no qual seja possível ele ter alguma forma de emprego, de sustento e de renda", disse. O CNJ lançou, durante a cerimônia, a "Cartilha do Empregador". Ela que traz informações para o empresário sobre como entrar no programa e como contribuir para a reinserção do preso no mercado de trabalho. Agora é sempre bom lembrar uma coisa, embora projetos como esses sejam excelentes, para que ele tenha mais sucesso ainda é necessário que o ex-presidiário tenha vontade de sair do crime, visto que muitos a terem sua liberdade querem continuar tentando ganhar dinheiro de forma ilícita até serem pegos novamente.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |