Blog parado por tempo indeterminado

Filmes induzem adolescentes a fumar, diz novo estudo

26 setembro 2011
Adolescentes que assistem a filmes em que atores aparecem fumando têm mais chance de adquirir o hábito, segundo uma nova pesquisa britânica. A reportagem é da BBC. Os especialistas da Universidade de Bristol defendem mudanças na classificação dos filmes, impedindo que jovens com menos de 18 anos possam ser expostos a cenas que contenham alguém fumando. Notícias relacionadasNovas advertências para embalagens de cigarro causam polêmica nos EUACom nova lei, fabricantes de cigarro processam governo dos EUAPesquisa sugere que SMS de incentivo dobra chance de largar o cigarro
Tópicos relacionadosSaúdeO estudo, publicado na revista científica Thorax, entrevistou 5 mil jovens de 15 anos de idade e analisou sua exposição a 360 sucessos de bilheteria americanos lançados entre 2001 e 2005, como Homem-Aranha, Bridget Jones e Matrix, que mostram pessoas fumando.

De acordo com os resultados, os adolescentes que veem mais filmes com cenas com fumantes têm 73% mais chance de experimentar um cigarro e 50% mais chance de se tornar fumantes que aqueles menos expostos. Sabendo que outros fatores influenciam a decisão de começar a fumar, como se os pais e amigos do jovem fumam, os pesquisadores também reuniram informações sobre a vida dos adolescentes. Mesmo controlando essas variáveis, eles concluíram que aqueles expostos a cenas deste tipo tinham uma chance 32% maior de experimentar um cigarro. "Verificamos uma ligação linear entre o fumo na adolescência e o número de filmes vistos que tinham cenas com fumantes. Mais da metade dos filmes apresentados na Grã-Bretanha tem classificação de 15 anos ou menos, então as crianças e jovens estão claramente expostos", disse a líder da pesquisa, Andrea Waylen. Segundo ela, uma classificação de 18 anos para estes filmes diminuiria o número de fumantes jovens.

A recomendação já foi feita pelo Centro Britânico de Estudos para o Controle do Tabaco ao órgão responsável pela classificação de filmes no país, alegando que crianças precisam ser protegidas de "imagens especialmente sugestivas". Mas grupos de defesa do fumo discordam.  E embora eu odei cigarro, eu tambéms discordo. Eu acho que não deveria ter mesmo nos filmes cenas de pessoas fumando, principalmente quando se trata dos personagens principais, mas acho que proibindo a cenas de fumo nos filmes é uma medida fraca para combater o uso do cigarro por parte dos adolescentes, visto que se ele não ver no filme,em qualquer momento ele verá isso pessoalmente do seu lado, pois há milhões de fumantes no mundo todo, e mais cedo ou mais tarde ele vai estar do lado de um.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |