As estrias estão no Top 5 de reclamação das mulheres, no que diz respeito a estética e auto-estima. Até hoje o que ouvimos de especialistas do mundo todo era que para as estrias não havia uma solução definitiva além da cirurgia plástica de abdominoplastia (para os casos de estrias pós-parto). Mas essa realidade parece estar mudando, pois a Dra. kátia Ferreira de Oliveira Maggioni, fisioterapeuta do centro de fisioterapia dermato-funcional Estheti Center (Rio de Janeiro), nos apresentou esta semana um tratamento revolucionário, criado e patenteado por ela mesma, o TSR®, que promete eliminar de vez as estrias através de uma técnica combinada de eletroterapia. Para saber mais detalhes sobre a grande novidade, conversamos com a Dra. Kátia, que nos esclareceu todas as dúvidas sobre estrias e seu tratamento, confirira: (A entrevista abaixo com a Dra. Kátia foi feita pelo blog HiperFashion, o qual é reponsável pelas perguntas desta matéria).
HF. O que é o TSR®? Como funciona o tratamento?
Dra. O TSR® é uma técnica de tratamento de Recuperação Total das Estrias, que além da técnica foi desenvolvido um equipamento a partir das necessidades que foram aparecendo no meio do processo.
O mais importante no tratamento é fazer uma leitura do paciente (pois a semiologia é soberana, porém cada caso é um caso!). Uma consulta de avaliação precisa, se faz necessário, pois é a partir daí que vamos eleger de que forma vamos operar o equipamento e de acordo com a reação individual de cada um perceber como se dará o processo. Os resultados desta análise demostram que fatores como a cor de pele, tempo de duração da resposta inflamatória, dificuldade no processo de cicatrização, interferem diretamente no resultado do tratamento com o TSR®. Por isso, a importância de se anotar semanalmente o que o paciente relata no prontuário, para uma melhor avaliação de cada processo de recuperação das estrias.
A técnica de eletroterapia utilizada é a terapia combinada, conhecida com o nome de microcorrente invasiva, temos então, no mesmo equipamento a Bio Regeneração e Bio Estimulação.
A estimulação promove uma inflamação aguda e localizada, sendo absorvido em um período de tempo variável, de 2 à 7 dias. A resposta a este estímulo, finaliza com a recuperação da estrias. Que são percebidos com a melhora da flacidez, nivelamento das estrias e finalizando com o fechamento, restituindo a arquitetura original da pele.
HF. Até hoje se acreditava que estrias não tinham uma solução definitiva e o TSR® chega prometendo resolver o problema, como é possível?
Dra. Até o momento atual as estrias têm constituído um importante problema estético no que tange à patologia e a terapêutica. Porque não é somente um problema estético, pois sem tratamento pode além de levar a flacidez de pele à diminução da auto-estima.
Percebendo isso, além da já saber a patologia e de como cada tratamento reage , ficou fácil... Vou um pouquinho mais além, já que me perguntou.... Como todos os profissionais normalmente fazem a avaliação do paciente? Esqueceram das doenças de base, de uso de medicamentos que elevam níveis de corticóides no organismo, esqueceram de perguntar se o seu paciente fez uso de esteróides, se já tomou medicamento para emagrecer com base de hormônio tireoidiano, de como se alimentam... Que é basico para se tratar as estrias!!! Na sua consulta de avaliação só olham há quanto tempo foram adquiridas as estrias, locais de aparecimento, qual fase, tipo de estrias.... PRONTO PRESCREVE-SE O TRATAMENTO!!! Alguns profissionais esqueceram que se o paciente estiver com uma anemia protéica por exemplo, não há procedimento, por mais invasivo que possa ser, que faça sintetizar fibras colagenas e elásticas.
Devem estar se perguntando: Fada Madrinha? Não, apenas uma Fisioterapeuta determinada que acredita que só ciência e tecnologia juntas, podem resultar em uma surpreendente revolução no tratamento.
HF. Por que os demais tratamentos anti-estrias não são eficazes? Que problemas o TSR® conseguiu solucionar nesse sentido?
Dra. Acredito que os outros tratamentos possam ter resultados diferentes se os profissionais olharem mais para o paciente (como descrevi no tópico anterior) e não fizer a tal receita de bolo... Se está vermelha a estria uso tal ácido ou equipamento, nesta branca somente tal procedimento, porque a melhor fase de se tratar é a que esta vermelha....
Existem muitos mitos e verdades. Só desmistifiquei e percebi o paciente como um todo adequando o tratamento toda vez que meu paciente vem para cada sessão de tratamento. Tanto que em breve estarei lançando um livro sobre estrias direcionado aos pacientes.
HF. A que tipo de pacientes o tratamento é indicado? Há alguma contra-indicação?
Dra. É indicado à todos os pacientes que não tiverem as contra indicações , independente de quanto tempo adquiriu as estrias, se estão vermelhas ou brancas. Porque neste tratamento o que está rompido, está rompido!!! O foco é dar condições ao organismo de fabricar novas fibras colagenas e elásticas para que recupere a arquitetura original da pele.
Existem contra indicações absolutas e relativas! Todos os fatores que modificam a resposta inflamatória: pacientes com níveis elevados de glicocorticóides, seja endógenos ou exógenos (como por exemplo a Síndrome de Cushing); pós parto imediato (temos que normalizar os hormônios para depois fazer o tratamento); não se deve iniciar o tratamento na puberdade por se tratar de um período de grandes alterações hormonais; diabetes; hemofilia;vitiligo; psoríase; uso de esteróides e corticóides; anemia protéica; Síndrome de Marfan.
HF. Que fatores influenciam na eficácia do tratamento?
Dra. Uma boa alimentação, pois precisamos de vitaminas específicas para que seja sintetizado as fibras colagenas e elásticas; se as taxas hormonais estão normais, o cortisol não estar elevado, sem anemia, temperatura do banho e se a pele esta desidratada.
HF. A partir de quantas sessões se pode notar um bom resultado?
6 comentários
oLHA ISSO que é avanço.
Fico muito feliz por terem postado a minha entrevista que realizei para o site Hiper Fashion!!!
Aproveito para postar o que estou recebendo por e-mail... Os locais que atendo são RJ, SP e Brasília.
Outra novidade é que após dar uma entrevista para o programa Top Show da atriz e apresentadora Evelyn Montesano pela CNT e ter muitos acessos no you tube. O que resultou em muitas perguntas dos internautas,então em breve a Evelyn fará outra entrevista com as perguntas mais frequentes.
Abraços à todos e obrigado pela credibilidade,
Dra. Kátia Ferreira
nós do connectbrazil que agradecemos o interesse demonstrado ao blog. E parabenizamos pelo trabaho realizado.
Bem... atendo no RJ ( Niterói), SP e Brasília. Porém, todas as informações e marcações são realizadas pela EsthetiCenter pelo tel (21) 27114682.
Abraços,
Dra. Kátia Ferreira
contato@estheticenter.com.br
www.estheticenter.com.br
Que bom... isso é um progesso espero que não doa muito nas paciêntes.
Essa técnica é um fenomeno que chegou pra ficar concerteza, qd ficar polular no Brasil vai ser show.
Olá Meninas,
Nas bancas uma materia muito bacana sobre estrias na gravidez, revista Plástica & Beleza.
Abraços,
Dra. kátia Ferreira
Postar um comentário