Blog parado por tempo indeterminado

Colômbia diz ter capturado chefe da área de Finanças das Farc

24 julho 2010

Um dia após Venezuela anunciar o rompimento das relações diplomáticas com a Colômbia por causa de acusações sobre a existência de guerrilheiros em território venezuelano, o governo colombiano informou nesta sexta-feira ter capturado o chefe da área de Finanças das Farc (Forças Revolucionárias Armadas da Colômbia). Segundo informações do Ministério de Defesa da Colômbia, Ramiro Fuentes conhecido como “Pambelé”, foi preso por militares do Exército, depois de ser ferido durante uma troca de tiros. Embora ainda anão haja confirmação de que o guerrilheiro tenha morrido em decorrência aos ferimentos. Investigações de policiais colombianos indicam que “Pambelé” integra as Farc há 15 anos. E Acredita-se que ele tenha sido capturado na região de Alto Cravo, zona rural de Tame, na companhia de alguns homens que, segundo os militares, eram seguranças do guerrilheiro. O guerrilheiro recebeu atendimento de enfermeiros militares e foi levado para o Hospital San Antonio Manso. Durante a operação, os militares apreenderam materiais bélicos, de telecomunicações e documentos.

Segundo as investigações em curso na Colômbia, “Pambelé” é suspeito de ter participado de uma chacina na aldeia de San Salvador, em 2004, quando 22 pessoas foram mortas – inclusive mulheres que estavam grávidas e crianças. Ele também é acusado de extorquir comerciantes do município de Tame, além de ameaçar agricultores nas regiões de Puna Puna e Puerto Gaitán, na Colômbia. A captura de guerrilheiro foi divulgada no dia posterior ao anúncio de rompimento de relações com a Colômbia pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez. O presidente tomou a decisão depois que o embaixador da Colômbia na OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Alfonso Hoyos, mostrou, durante sessão extraordinária do órgão, fotografias, vídeos e testemunhos para comprovar a existência de 87 acampamentos e 1.500 guerrilheiros em território venezuelano. (Fonte: Eband)


 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |