Blog parado por tempo indeterminado

TSR®: A solução definitiva contra estrias

09 julho 2010

As estrias estão no Top 5 de reclamação das mulheres, no que diz respeito a estética e auto-estima. Até hoje o que ouvimos de especialistas do mundo todo era que para as estrias não havia uma solução definitiva além da cirurgia plástica de abdominoplastia (para os casos de estrias pós-parto). Mas essa realidade parece estar mudando, pois a Dra. kátia Ferreira de Oliveira Maggioni, fisioterapeuta do centro de fisioterapia dermato-funcional Estheti Center (Rio de Janeiro), nos apresentou esta semana um tratamento revolucionário, criado e patenteado por ela mesma, o TSR®, que promete eliminar de vez as estrias através de uma técnica combinada de eletroterapia. Para saber mais detalhes sobre a grande novidade, conversamos com a Dra. Kátia, que nos esclareceu todas as dúvidas sobre estrias e seu tratamento, confirira: (A entrevista abaixo com a Dra. Kátia foi feita pelo blog HiperFashion, o qual é reponsável pelas perguntas desta matéria).

HF. O que é o TSR®? Como funciona o tratamento?

Dra. O TSR® é uma técnica de tratamento de Recuperação Total das Estrias, que além da técnica foi desenvolvido um equipamento a partir das necessidades que foram aparecendo no meio do processo.

O mais importante no tratamento é fazer uma leitura do paciente (pois a semiologia é soberana, porém cada caso é um caso!). Uma consulta de avaliação precisa, se faz necessário, pois é a partir daí que vamos eleger de que forma vamos operar o equipamento e de acordo com a reação individual de cada um perceber como se dará o processo. Os resultados desta análise demostram que fatores como a cor de pele, tempo de duração da resposta inflamatória, dificuldade no processo de cicatrização, interferem diretamente no resultado do tratamento com o TSR®. Por isso, a importância de se anotar semanalmente o que o paciente relata no prontuário, para uma melhor avaliação de cada processo de recuperação das estrias.

A técnica de eletroterapia utilizada é a terapia combinada, conhecida com o nome de microcorrente invasiva, temos então, no mesmo equipamento a Bio Regeneração e Bio Estimulação.

A estimulação promove uma inflamação aguda e localizada, sendo absorvido em um período de tempo variável, de 2 à 7 dias. A resposta a este estímulo, finaliza com a recuperação da estrias. Que são percebidos com a melhora da flacidez, nivelamento das estrias e finalizando com o fechamento, restituindo a arquitetura original da pele.

HF. Até hoje se acreditava que estrias não tinham uma solução definitiva e o TSR® chega prometendo resolver o problema, como é possível?

Dra. Até o momento atual as estrias têm constituído um importante problema estético no que tange à patologia e a terapêutica. Porque não é somente um problema estético, pois sem tratamento pode além de levar a flacidez de pele à diminução da auto-estima.

Percebendo isso, além da já saber a patologia e de como cada tratamento reage , ficou fácil... Vou um pouquinho mais além, já que me perguntou.... Como todos os profissionais normalmente fazem a avaliação do paciente? Esqueceram das doenças de base, de uso de medicamentos que elevam níveis de corticóides no organismo, esqueceram de perguntar se o seu paciente fez uso de esteróides, se já tomou medicamento para emagrecer com base de hormônio tireoidiano, de como se alimentam... Que é basico para se tratar as estrias!!! Na sua consulta de avaliação só olham há quanto tempo foram adquiridas as estrias, locais de aparecimento, qual fase, tipo de estrias.... PRONTO PRESCREVE-SE O TRATAMENTO!!! Alguns profissionais esqueceram que se o paciente estiver com uma anemia protéica por exemplo, não há procedimento, por mais invasivo que possa ser, que faça sintetizar fibras colagenas e elásticas.

Devem estar se perguntando: Fada Madrinha? Não, apenas uma Fisioterapeuta determinada que acredita que só ciência e tecnologia juntas, podem resultar em uma surpreendente revolução no tratamento.

HF. Por que os demais tratamentos anti-estrias não são eficazes? Que problemas o TSR® conseguiu solucionar nesse sentido?

Dra. Acredito que os outros tratamentos possam ter resultados diferentes se os profissionais olharem mais para o paciente (como descrevi no tópico anterior) e não fizer a tal receita de bolo... Se está vermelha a estria uso tal ácido ou equipamento, nesta branca somente tal procedimento, porque a melhor fase de se tratar é a que esta vermelha....

Existem muitos mitos e verdades. Só desmistifiquei e percebi o paciente como um todo adequando o tratamento toda vez que meu paciente vem para cada sessão de tratamento. Tanto que em breve estarei lançando um livro sobre estrias direcionado aos pacientes.

HF. A que tipo de pacientes o tratamento é indicado? Há alguma contra-indicação?

Dra. É indicado à todos os pacientes que não tiverem as contra indicações , independente de quanto tempo adquiriu as estrias, se estão vermelhas ou brancas. Porque neste tratamento o que está rompido, está rompido!!! O foco é dar condições ao organismo de fabricar novas fibras colagenas e elásticas para que recupere a arquitetura original da pele.

Existem contra indicações absolutas e relativas! Todos os fatores que modificam a resposta inflamatória: pacientes com níveis elevados de glicocorticóides, seja endógenos ou exógenos (como por exemplo a Síndrome de Cushing); pós parto imediato (temos que normalizar os hormônios para depois fazer o tratamento); não se deve iniciar o tratamento na puberdade por se tratar de um período de grandes alterações hormonais; diabetes; hemofilia;vitiligo; psoríase; uso de esteróides e corticóides; anemia protéica; Síndrome de Marfan.

HF. Que fatores influenciam na eficácia do tratamento?

Dra. Uma boa alimentação, pois precisamos de vitaminas específicas para que seja sintetizado as fibras colagenas e elásticas; se as taxas hormonais estão normais, o cortisol não estar elevado, sem anemia, temperatura do banho e se a pele esta desidratada.

HF. A partir de quantas sessões se pode notar um bom resultado?

Como é um tratamento à nível celular, existe a particularidade de cada organismo! Tem paciente que vemos melhora no aspecto à partir da primeira sessão, mas normalmente é da terceira em diante. Porém, tenho paciente que com 7 sessões já estava sem o aspecto macroscópico das estrias ( não se via mais as estrias). O que varia, como falei anteriormente, podendo ter que realizar até 30 ou mais sessões para desaparecer por completo.

6 comentários

vivi Pausini disse...

oLHA ISSO que é avanço.

Unknown disse...

Fico muito feliz por terem postado a minha entrevista que realizei para o site Hiper Fashion!!!
Aproveito para postar o que estou recebendo por e-mail... Os locais que atendo são RJ, SP e Brasília.
Outra novidade é que após dar uma entrevista para o programa Top Show da atriz e apresentadora Evelyn Montesano pela CNT e ter muitos acessos no you tube. O que resultou em muitas perguntas dos internautas,então em breve a Evelyn fará outra entrevista com as perguntas mais frequentes.
Abraços à todos e obrigado pela credibilidade,
Dra. Kátia Ferreira

Wilke Lima disse...

nós do connectbrazil que agradecemos o interesse demonstrado ao blog. E parabenizamos pelo trabaho realizado.

Dra. kátia Ferreira disse...

Bem... atendo no RJ ( Niterói), SP e Brasília. Porém, todas as informações e marcações são realizadas pela EsthetiCenter pelo tel (21) 27114682.

Abraços,
Dra. Kátia Ferreira
contato@estheticenter.com.br
www.estheticenter.com.br

Vivi disse...

Que bom... isso é um progesso espero que não doa muito nas paciêntes.
Essa técnica é um fenomeno que chegou pra ficar concerteza, qd ficar polular no Brasil vai ser show.

Dra. kátia Ferreira disse...

Olá Meninas,

Nas bancas uma materia muito bacana sobre estrias na gravidez, revista Plástica & Beleza.

Abraços,
Dra. kátia Ferreira

Postar um comentário

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |