A TV Clube/Record está decidida a fazer de José do Egito uma de suas maiores produções. A minissérie bíblica já teve cenas de stock shots gravadas no Egito, sequências feitas no Chile e em outras partes dos Brasil.
Além disso, a emissora construiu um canal com cerca de cem metros de extensão em seu terreno de Guaratiba, sede de suas cidades cenográficas. A intenção é reproduzir uma das obras que trazia a água do Rio Nilo. Nova série épica começa dia 30 de janeiro e terá 30 capítulos.
Com direção de Alexandre Avancini e roteiro de Vivian de Oliveira, o elenco conta com atores como Ângelo Paes Leme, Bianca Rinaldi, Caio Junqueira e Samara Felipo.
De acodo com o diretor de cena, Hamsa Wood, a trama é uma pequena parte do Gênesis, mas com grande complexidade. "Ela desencadeia uma série de eventos muito importante para o povo hebreu.
A história em si de José e seus irmãos é muito marcada por problemas familiares, como inveja e vingança, mas todas culminam em momentos de reflexão, perdão e redenção". Seria toda essa produção mais uma tentativa de vencer na audiência da Tv Globo? Pode até ser, fato é que em termos de produção e investimento a Tv Record está trabalhando muito bem neste sentido. Mas não posso deixar de falar que, nessas tentativas de reproduzir histórias bíblicas, elas as vezes fogem da história contada na Bíblia, e toma aspectos de novelas, quando passa a inserir algumas coisas que não aconteceu ou que não se tem comprovação bíblica.