Antigamente, o aparelho ortodôntico servia apenas para corrigir a posição dos dentes. Hoje, tem sido encarado como adorno em algumas partes do mundo. Na Tailândia, na Indonésia e na China, muitos recorrem a aparelhos de mentirinha porque acreditam que ele agrega estilo e status ao visual.
O estereótipo de que aparelho ortodôntico é coisa de nerd não existe mais. Pelo menos não na Ásia onde ele, inclusive, se tornou tendência de moda. Aparelhos são caros e, para os adolescentes de lá, atribuem status a quem os utiliza. Os jovens, então, decidiram utilizar aparelhos falsos, que custam menos de 10% dos originais e podem montar em casa. A adolescência é mesmo uma fase difícil. Confusos e inseguros, os jovens acabam cedendo a alguns modismos descabidos para se auto-afirmarem. Talvez seja o caso da perigosa onda dos aparelhos.
Perigosa porque, segundo o site Oddity Central, uma tailandesa de 17 anos sofreu as consequências dessa moda. Contraiu uma infecção na tireoide e teve uma parada cardíaca fatal. Estudos mostraram que a composição do produto leva chumbo, o que fez com que os aparelhos falsos fossem proibidos no país, com punições de até seis meses de prisão. E será que essa moda maluca chegou ou está chegando ao Brasil? Bem, esperamos que não, e na minha opinião, aparelho nos dentes é uma coisa feia de mais, embora necessário em alguns casos. Mas fato é que aqui no Brasil a condição financeira da classe média tem melhorado, fazendo com que muitos tenham a oportunidade de tratar dos dentes. Mas não, por favor, que não vire moda. è o cúmulo.