TV por assinatura
A TV paga fechou 2012 com 16,2 milhões de domicílios atendidos, segundo dados publicados nesta segunda-feira, 28, pela Agência Nacional de Telecomunicações.
O setor registrou 222 mil novas assinaturas em dezembro e 3,4 milhões ao longo do ano, alta de 27% em relação a 2011.
Considerando-se o número médio de 3,3 pessoas por domicílio, divulgado pelo IBGE, os serviços de TV por assinatura são distribuídos para aproximadamente 53,4 milhões de brasileiros.
A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 60,8% da base e a dos serviços a cabo alcançou 38,3% das assinaturas. Em dezembro de 2012, o DTH, com a adição de 199,8 mil assinantes, cresceu mais de 2%.
O serviço via cabo registrou o acréscimo de 28,6 mil novas assinaturas - crescimento de 0,46% em dezembro. As prestadoras de MMDS, por sua vez, perderam 6,5 mil assinantes no mesmo período, o que representou a queda de mais de 4,3% de sua base.
Segundo a Anatel, a região nordeste foi a que cresceu mais cresceu em adesão em 2012, com alta de 34,95% nas assinaturas entre 2011 e 2012, índice superior à média de crescimento nacional.
Entre as operadoras, a NET segue como líder isolada de mercado ao corresponder por 8,5 milhões de assinantes, mais da metade da base total. Em segundo lugar vem a Sky/DirecTV com 5 milhões e Oi, com 750 mil. E uma coisa que eu observo nisso, é que o tempo em que quem possuia tv por assinatura era quem dinha um porder financeiro bem melhor, está ficando para trás. E outra coisda também é que, devido a falta de uma programação melhor em tv aberta, muitos agora estão recorrendo a essa alternativa, tvs por assinatura, para poderem ver algo um pouco diferente e com mais variedades em termos de programação, entretenimento, filmes, músicas e esportes.