Blog parado por tempo indeterminado

#TodosSomosMacacos: O outro lado da campanha publicitária

29 abril 2014

Então fica assim, por mais que o Daniel Aves e o Neymar neguem, não teve jeito, o ato  de comer uma banana em que o torcedor jogou em campo além da ganhar status de campanha publicitária e por isso está sendo crussificada por parte de muitos brasileiros.Na mesma hora,"personalidades" como Ivete Sangalo, Luciano Hulk, e Angélica posaram para fotos comendo bananas. Tem mais.Joseph Blatter, que não faz muito tempo declarou que o racismo devia ser resolvido dentro de campo, também chancelou entusiasticamente nossa macaquice heróica? Leio que Luciano Hulk já está vendendo camisetas "somos todos macacos". Virou grife? Essas celebridades tropicais e politicamente corretas não estariam nos tratando como jumentos também? 

Tudo bem que além disso, falasse muito em sermos manipulados, e este conceito é válido porém parece clichê, Mas na cartilha de todo publicitário constam dois itens obrigatórios: oportunismo e manipulação. O que esses publicitários e as personalidades citadas estão fazendo é a mesma coisa que o torcedor do time espanhol fez com Daniel Alves? Eis a questão. Jogar bananas, e xingar jogadores negros é atitude recorrente nos gramados europeus. E as agências de publicidade e os patrocinadores do Neymar estão cansados de saber disso, e que eles também sabem que uma resposta simbólica é muito mais eficiente do que miihares de discursos contra o racismo. Era apenas uma questão de tempo e oportunidade para descascar esse abacaxi, digo, essa banana. Agora, aqui entre nós, quem me garante que Daniel Alves, assim como Neymar "somos todos macacos", não foi orientado a comer a tal banana? 

Fato é que transformar um ato desses que se foi voluntário,foi digno, em campanha publicitária não soou legal mesmo. Mas uma pergunta: Estão errados os publicitários? Eu digo que não, afinal, estão aproveitando mais uma oportunidade como fazem sempre, principalmente em cima de um tema tão recorrente no mundo todo como o Racismo. E cá entre nós, sejamos realista, o racismo sempre existiu no esporte e com muita frequência e mais forte na Europa, e sempre vai continuar existindo apesar de nojento e vergonhoso, de modo que não adianta discursos bonitos e sim punição para os racista. E tem mais,o ato de comer a banana de Daniel Alves, seja sendo campanha publicitária ou não, já valeu sim, afinal foi uma boa trolagem para europeu nenhum colocar defeito.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |