Blog parado por tempo indeterminado

Conheça os tipos de amigos mais excluídos no Facebook


Se você está no Facebook já há alguns anos, é provável que sua lista de amigos tenha saído do seu controle. Talvez você conheça mais detalhes sobre um ex-colega de escola do que no tempo em que estudavam juntos. Parece-lhe estranho olhar para fotos dele embora vocês não se falem há dez anos. E você ainda se sente incomodado pelos comentários dele sobre política. Você não está sozinho: este é o candidato perfeito para ser removido da sua lista de amigos. Dois estudos da Universidade de Denver, no Colorado (EUA), jogam uma nova luz sobre o tipo de amigo que é excluído do Facebook e as reações emocionais à esta situação. Os principais tipos de pessoas que são excluídas são: colegas do ensino médio, amigos do amigo, colegas de trabalho e amigos com interesses comuns. Os estudos mostram que o 'líder' em exclusão são os conhecidos do ensino médio.

 'A forma mais comum de excluir um ex-colega do ensino médio é porque geralmente elas postam comentários sobre assuntos polêmicos, como religião ou política', diz o autor, Christopher Sibona, do programa de Ciência da Computação e Sistemas de Informação Universidade de Denver. 'Outro grande motivo para exclusão de amigos é quando estes publicam coisas pouco interessantes', disse ele. Sibona analisou o fenômeno da exclusão de amigos, que em inglês tem uma palavra só mais contundente: 'unfriend' (algo como 'desamigar', em um neologismo). 'Vimos que as pessoas muitas vezes excluem colegas de trabalho devido a suas ações no mundo real e não pelo que eles postam no Facebook', diz Sibona. Ambos os estudos são baseados em uma pesquisa com 1.077 pessoas e foram apresentados durante uma conferência no Havaí. 

Além de analisar os perfis mais prováveis a serem excluídos, Sibona investigou as reações dos eliminados e encontrou uma gama de emoções ligadas a esta situação, que vai de raiva ao riso. As reações mais comuns foram 'fiquei surpreso', 'isso me incomodou', 'ri' e 'fiquei triste'. O que determina a reação é, claro, o quão próximo você é deste amigo que te excluiu, diz Sibona. 'Você pode ficar triste ou preocupado se o seu melhor amigo te excluir'. 'O custo de manter amizades é muito baixo, por isso, se alguém faz um esforço consciente para apertar um botão para se livrar de mim, isso pode machucar', diz o pesquisador. O estudo descobriu que existem dois fatores que fazem um usuário se sentir mal: se o eliminado for um amigo próximo daquele que o eliminou e até que ponto a pessoa deletada observava o perfil do agora 'ex-amigo'.

 A pesquisa revelou que a exclusão ocorre com mais frequência entre amigos que alguma vez foram próximos do que entre aqueles que são apenas conhecidos... Mas vale lembrar também que se você não deseja excluir aquele amigo que só posta besteiras, aquelas novinhas que se acham já mulheres, os que são fanáticos religiosos ou coisas parecidas, basta entrar no perfil deles e configurar para que você não receba as atualizações de status de tais, mas no resumo, acho que o perfil que deve ser mesmo excluído são aquelas pessoas que no Facebook é uma cara, e na vida real, mostra-se ser totalmente diferente do que posta na rede, estes sim, são nojentos. 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |