Blog parado por tempo indeterminado

Enem vai valer em seleção da Universidade de Portugal

25 abril 2014

Substituto do vestibular em boa parte das instituições públicas e privadas do País, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também servirá para brasileiros que queiram entrar na Universidade de Coimbra, em Portugal. Os candidatos que usarem a prova estarão dispensados dos exames nacionais portugueses. A instituição aceitará os resultados das provas de 2011, 2012 e 2013. As notas no exame terão pesos diferentes de acordo com a graduação pretendida, o que pode ser conferido na tabela de ponderação de resultados no site da instituição. O Ministério da Educação (MEC) ainda não confirmou a data do Enem, mas estuda aplicar o exame nos dias 8 e 9 de novembro. Segundo o vice-reitor da Universidade de Coimbra, Joaquim Ramos de Carvalho, o Enem tem padrão elevado de qualidade e a medida deve facilitar a mobilidade de estudantes brasileiros.

 "O Enem já é o exame de acesso de várias boas universidades brasileiras e avaliamos que também serviria de qualificação para nossos candidatos", afirma. "Não faz sentido obrigar os estudantes brasileiros que já fizeram o Enem a passarem por outro processo seletivo difícil", argumenta Joaquim Ramos de Carvalho. Atualmente 2.059 alunos do Brasil estudam na instituição de Coimbra. No mês passado, o governo português publicou uma lei que permite às universidades do País criarem seus próprios sistemas de ingresso à graduação, possibilidade que não existia antes. 

De acordo com o MEC, não há outras universidades estrangeiras que usam o Enem como parte do processo seletivo. È algo sem dúvida muito bom. mas mesmo assim é uma realidade ainda distante para milhares de brasileiros, afinal, se o estudante brasileiro for aprovado para a universidade de Portugal, terá que ter uma boa grana para se manter por lá, ou seja, mesmo com alguns projetos do governo, estudar fora do país em sua grande maioria, ainda é para os que tem mais dinheiro.

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |