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Twitter estreia na bolsa de valores

07 novembro 2013


O Twitter fixou nesta quarta-feira em 26 dólares o preço inicial das ações que começarão a ser negociadas nesta quinta na Bolsa de Nova York, segundo indicou a empresa em comunicado postado em mensagem na própria rede social. O preço é maior do que a faixa de 23 a 25 dólares por ação que o Twitter havia previsto no início da semana. Com o novo valor, a empresa levantará 1,82 bilhão de dólares (4,15 bilhões de reais) com as 70 milhões de ações que serão colocadas à venda. Esse montante pode aumentar até 2,1 bilhões de dólares caso sejam vendidas 10,5 milhões de ações adicionais durante os próximos 30 dias. Tais papéis adicionas poderão ser comprados pelas chamadas "entidades colocadoras", os bancos de investimento por trás da operação de abertura de capital da rede social. Essas instituições são os bancos Goldman Sachs, Morgan Stanley, JP Morgan, Merrill Lynch e o Deutsche Bank. 

Os pequenos investidores deverão esperar a abertura da Bolsa de Nova York nesta quinta-feira, quando a empresa começará a cotar sob a sigla TWTR. Com os preços estabelecidos nesta quarta, a companhia de tecnologia passa a ter um valor de mercado de 18 bilhões de dólares, somadas as ações do IPO e as que continuam nas mãos dos sócios. Para efeito de comparação, o Facebook – que levantou 16 bilhões de dólares na sua oferta inicial de ações, a maior da história de empresas de tecnologia – teve seu valor de mercado fixado num patamar muito mais alto, 81,2 bilhões de dólares. 

 O Twitter possui cerca de 230 milhões de usuários, mas jamais apresentou lucro desde sua criação em março de 2006. No terceiro semestre de 2013, a companhia teve prejuízo de 64,6 milhões de dólares – um ano antes, as perdas haviam ficado em 21,6 milhões. A expectativa dos investidores, porém, é que a empresa possa arrecadar mais em publicidade e ações de marketing nos próximos anos. Mas, recentemente, a estratégia do Twitter sofreu um revés com a divulgação de um levantamento da Reuters e do Instituto Ipsos apontando que um terço dos usuários registrados na rede simplesmente não a utiliza. ( Com informações da Veja) 

 
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