Blog parado por tempo indeterminado

Autoexame no testículo é importante para detectar câncer

11 novembro 2013

A maioria dos homens ainda desconhece o papel do autoexame testicular para a detecção precoce de câncer. Especialistas explicam, no entanto, que as chances de cura aumentam se a doença for detectada e tratada precocemente. A maior incidência deste tumor é em homens jovens, com idade entre 15 e 35 anos. Segundo o urologista Pedro Ivo Ravizzini, especialista do núcleo de urologia do Hospital Samaritano de São Paulo, o autoexame é simples. “O exame é feito com os dedos indicador, polegar e médio, das duas mãos. O ideal é fazer depois de um banho quente, de frente para o espelho, pois o escroto estará mais relaxado e é mais fácil do paciente apalpar o testículo”, explica o urologista. Segundo ele, o exame deve ser indolor.

 “A apalpação deve buscar nódulos ou endurecimentos generalizados, e os nódulos geralmente são indolores”. Por conta da resistência dos homens em se consultar frequentemente com um urologista, é ainda mais importante o alerta para que se detecte em casa alterações que podem ser perigosas, sinalizando assim a necessidade de procurar ajuda antes que elas evoluam para um quadro grave. O urologista Daher Chade, do Instituto do Câncer de São Paulo e do Hospital Sírio Libanês diz que o ideal é que, antes de o homem fazer o autoexame pela primeira vez, que consulte um urologista para que o médico explique o que é normal ou não é na anatomia genital. “O homem deve correr os dedos em cima do testículo para sentir a superfície e a consistência – que deve ser sempre muito baixa, frouxa. Se o homem notar alguma irregularidade, elevação ou área endurecida, ele deve consultar um médico para que isso seja avaliado”, alerta. (Com informações do IG Saúde.)

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |