Blog parado por tempo indeterminado

Supercamisinha será produzida com material mais resistente do mundo

22 novembro 2013

A Fundação Bill e Melinda Gates está destinando US$ 100 mil a Cientistas da Universidade de Manchester para desenvolverem uma camisinha a partir do grafeno, o material mais resistente já descoberto pelos cientistas. O grafeno foi isolado pela universidade em 2004 e tem sido mais frequentemente associado a produtos que estão revolucionando a indústria de smartphones e de banda larga. Agora o material está sendo misturado com o látex usado na fabricação de preservativos para o desenvolvimento de uma super camisinha, mais fina e segura. O objetivo da Fundação criada pelo fundador da Microsoft Bill Gates é o de lançar no mercado uma camisinha tão fina e segura que sirva de incentivo para a prática do sexo seguro no mundo inteiro, especialmente nos países pobres, com maior incidência de doenças sexualmente transmissíveis. O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante. O grafeno de alta qualidade é muito resistente, leve e quase transparente. 

 É o material mais forte já descoberto, e consiste em uma folha plana de átomos de carbono densamente compactados em uma grade de duas dimensões. A descoberta do novo material rendeu o Prêmio Nobel de Física em 2010 aos cientistas Andre Geim e Kostya Novoselov. O diretor sênior da equipe de HIV na fundação Bill e Melinda Gates, Papa Salif Sow, disse que a super camisinha será uma arma poderosa na luta contra a pobreza. "Atualmente, as pessoas imaginam usando grafeno em telas de celulares, embalagens de alimentos e sensores químicos, mas se esse projeto for bem sucedido poderemos ter um produto que irá literalmente mudar nossa vida cotidiana, da forma mais íntima", disse o diretor. O Instituto Nacional do grafeno da Universidade de Manchester está sendo estabelecido com doações do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. E se eles conseguirem mesmo isso, lá vai o Bill Gates inovar mais uma vez no mundo e claro, ganhar mais bilhões em dinheiro. Mas, de fato, o projeto é excelente. 

 
Connect Brazil © 2009-2014. Tamplate 2014 personalizado por Joilson Aguiar | Home | Contato | Twitter | Facebook | Feed | Youtube |